Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

230515 guimaraesPortugal - Jornal Mudar de Vida - As imagens amplamente divulgadas do polícia Filipe Silva a espancar José de Magalhães (e o pai) na presença dos filhos, em Guimarães, foram suficientemente elucidativas do modo como actuam alguns "agentes da ordem".


 Contestado em acção, o subcomissário Filipe Silva, que comanda a esquadra de investigação criminal da PSP de Guimarães, e que tem fama de duro, não contente com o bastão que usava, e para ser mais eficaz, recorreu a um bastão extensível de aço. E foi o que se viu.

Lamentavelmente, com esta acção, o homem tão gabado por colegas e amigos, o "excelente profissional" Filipe Silva, viu adiada a entrega de um louvor que o comandante distrital da PSP de Braga tinha "em cima da mesa" para lhe entregar!

As chocantes imagens e a generalizada indignação provocada à escala nacional obrigaram a PSP, o Ministério da Administração Interna e o Ministério Público à rápida abertura de vários inquéritos. O habitual é que, passado algum tempo, tais inquéritos tenham reduzidas ou nulas consequências. A ver vamos se os resultados deste caso serão diferentes. No que respeita aos tribunais, e nos últimos anos, apenas dois ou três destes casos, envolvendo polícias, tiveram um desfecho significativo. O caso do estudante alemão espancado na esquadra das Mercês, em 2008, foi uma dessas poucas excepções, com dois agentes policiais condenados a prisão efectiva. Mas a impunidade tem sido a regra. Outra coisa não seria de esperar, pois magistrados e polícias fazem parte do mesmo aparelho repressivo de estado.

A realidade, contudo, é ainda mais profunda. Os espancamentos de Guimarães não são excepção. Fosse José de Magalhães um trabalhador explorado, um pobre ou um negro dos bairros periféricos de Lisboa ou do Porto, um activista político ou sindical "menos ordeiro" e, de certeza, que os média não lhes teriam dado tal relevo. Consciente ou inconscientemente, na comunicação social, assim como no aparelho repressivo de estado, as questões de classe têm um papel fundamental. É ver o que tem acontecido ao longo dos anos com diversas manifestações políticas e sindicais, assim como com as manifestações ou as desocupações nos bairros periféricos (v.g. em Santa Filomena ou na Cova da Moura) de Lisboa, em que vários dos participantes ou moradores foram barbaramente agredidos. E é ver a pouca relevância ou até o silenciamento que tiveram nos chamados órgãos de comunicação social.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.