Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

250315 estagPortugal - ACP-PI - Dia 11 de abril marcamos encontro na Galeria Geraldes da Silva (junto aos Poveiros – ver mapa) para organizar uma resposta coletiva contra o abuso em que se transformaram os estágios.


Começamos o dia com a inauguração do "Mural da Vergonha", no qual também podes participar trazendo a oferta de estágio mais absurda que já encontraste. Contaremos ainda com a presença de um elemento da plataforma Ganhem Vergonha.

Realizamos de seguida a assembleia que contará com a experiência de estagiários de diversas áreas, resultando na elaboração de um caderno reivindicativo.

Encerramos com a apresentação da peça de teatro-fórum M.E.T.2 – dinamizada pelo NTO-Braga e Associação Tartaruga Falante.

Passa a palavra.

​–​

Um em cada quatro postos de trabalho criados corresponde a um estágio. Há cada vez mais casos de empresas que recorrem aos estágios, financiados por todos nós​ (Estágios Profissionais)​, de forma a promover uma rotação e precarização do posto de trabalho.

​O Estado e as autarquias tem sido um dos principais promotores dos estágios em condições precárias (estágios PEPAC e PEPAL), enquanto algumas Ordens Profissionais, como Arquitetura, Direito e Psicologia continuam a impor um período de estágio obrigatório para o pleno exercício da profissão. ​

São inúmeros os casos de trabalhadores sujeitos a períodos de trabalho não remunerado, tendo como promessa um estágio que nunca chega.

​Muitos estagiários enfrentam o abuso da sobrecarga horária e da realização de tarefas distintas da sua formação profissional. Num regime que não contempla o direito a férias. ​

Agravando a situação destes trabalhadores, o Ministério da Solidariedade, Emprego e Solidariedade Social alterou as regras dos Estágios Emprego, diminuindo a sua duração para nove meses, o que impede o acesso ao subsídio de desemprego.

Precisamos parar o abuso e avançar nos direitos deste trabalhadores.

Passa a palavra.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.