Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

091214 bairrosPortugal - MAS - As comissões de moradores de bairros do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), de Viana do Castelo, Barcelos, Guimarães e Porto, estiveram concentrados em frente dos escritórios do IHRU, no Porto,a 28 de Novembro, para exigir a imediata suspensão do Novo Regime da Renda Apoiada para a Habitação, aprovado em Outubro no Parlamento.


Este "novo regime" irá provocar aumentos alucinantes nas rendas dos moradores destes bairros, que podem ultrapassar os 3000%. O Estado, que é o dono deste bairros e quase nunca realizou obras neles, vem agora impor aumentos que podem levar inúmeras famílias a ficarem sem casa e empurrá-las para a pobreza extrema.

Em entrevista para a Folha do MAS, António Teixeira, coordenador da comissão de moradores do bairro de S.Gonçalo, em Guimaráes, referiu que o IHRU, até hoje, realizou apenas umas obras nos telhados do seu bairro, iniciadas após os moradores terem feito "muito barulho" porque chovia dentro das casas. Mais ridículo é que durante a obra, retiraram os exaustores de fumos e cheiros e até o pára-raios não resistiu à excelência da intervenção do instituto público.

Os moradores e comissões presentes gritavam a plena voz "Isto não é um aumento, é um roubo", "As rendas a subir e as casas a cair", "Não pagamos...", enquanto explicavam à imprensa que há pessoas a contrair doenças devido aos fungos nascidos da humidade nas casas.

Manuel Ramião, da comissão de moradores do bairro 1º Maio em Barcelos, além de animar a concentração com o seu trompete, discursou inflamado contra as negociatas que se vivem no país enquanto os operários vêem os seus bairros na penúria. Também deste bairro, Vasco Santos, militante do MAS, afirmou à imprensa "O que nós queremos não é deixar de pagar rendas. É que primeiro se recuperam as casas. O IHRU é do Estado e é vergonhosa a forma como vivem algumas famílias. Depois queremos negociar rendas possíveis de pagar conforme os rendimentos dos agregados familiares".

Vítor Reis, presidente do IHRU, ex-deputado do PSD, é um dos visados pelos moradores que dizem ser uma pessoa vingativa e sem escrúpulos. Segundo António Teixeira, terá amaeaçado os moradores com uma nova lei que seria pior que a anterior e agora concretizou.

Os moradores aprovaram uma moção com exigências e que quiseram entregar aos responsáveis do IHRU. Conseguiram mas não foi fácil chegar lá, provocando um momento mais acalorado da concentração que podem ver no video abaixo.

Todos os presentes realçaram a forma como a indignação e mobilização têm vindo a crescer. As acções conjuntas dos bairros é mais um passo no fortalecimento desta luta que começou há quase dois anos com os moradores do bairro S.Gonçalo em Guimarães. O MAS também está presente, em solidariedade com os moradores, apoia e contribui para que esta luta se converta "numa bola de neve" como diz António Teixeira, "que junte todos no país, porque esta não é uma luta só nossa, pelo derrube do presidente do IHRU e do Governo".


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.