1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (4 Votos)

erdoganUnião Europeia - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] A Gazprom, o gigante russo do gás, anunciou que continuará com a construção do gasoduto South Stream na versão Turkish Stream, ou gasoduto turco, através do Mar Negro. A partir de 2019, o uso dos dutos que passam pela Ucrânia será finalizada.


Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan. Fórum Econômico Mundial, Wikimedia Commons (CC BY-SA 2.0)

A quem beneficia o Turk Stream (gasoduto turco)?

A rota inicial devia passar pela Bulgária, mas foi mudada por causa das pressões da UE para reduzir a dependência da Gazprom e pelas sanções contra a Rússia.

A União Europeia continua pressionando e ameaçando com não construir a extensão dos dutos a partir da Turquia.

A Rússia busca manter relações amigáveis com a Turquia, já que se trata de um estado membro da OTAN que controla a saída ao Mediterrâneo, a partir do Mar Negro. A Turquia busca obter um desconto de 10%.

Leia também:

Europa: Velho Continente, velha crise (Parte I)

Europa: Velho Continente, velha crise (Parte II)

Para fazer frente às pressões relacionadas com o financiamento, será construído inicialmente somente um dos quatro dutos, que deverá ser finalizado até o mês de dezembro de 2016. Por esse duto poderá transitar todo o gás que a Turquia consome. Nos últimos 10 anos, a demanda pela Turquia duplicou.

Em dez anos, poderá consumir a capacidade total de dois dos dutos. Dependendo da velocidade dos financiamentos, os russos poderão dosar a construção dos dutos. Se a esse duto for somado o duto que levará gás à China a partir da Sibéria, os custos podem superar os US$ 100 bilhões. Por esse motivo, a Rússia quer construir, também neste caso, primeiro um duto menor, o Altai, da Sibéria ocidental até a fronteira com a China entre o Cazaquistão e a Mongólia.

Com o objetivo de implodir o Turk Stream, as potências europeias tentam tirar do papel o Trans-Anatolia, o Trans-Adriático e o Trans-Cáspio, para transportar o gás a partir do Turcomenistão.

A Turquia hoje fica com a metade do gás a partir da Ucrânia e será o principal beneficiário do novo projeto. Os países do sul da Europa enfrentam o aprofundamento da crise e não têm condições de financiar o Turkish Stream. O financiamento pelos bancos europeus depende do relaxamento das sanções, que caducam no final deste ano.

Alejandro Acosta está atualmente na Rússia acompanhando os acontecimentos geopolíticos da região como jornalista independente.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.