1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (6 Votos)

merkelUnião Europeia - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] Em 2008, a crise do capitalismo mundial foi às alturas. O imperialismo foi derrotado militarmente no Iraque, estourou a crise capitalista mundial e a Rússia mostrava a ressurgimento como potência militar na Geórgia. A crise aumentou as tendências desagregadoras na Europa Oriental, que estava sendo empurrada, pelo imperialismo, em direção à União Europeia e à OTAN. A Rússia começava a reaparecer como potência regional.


Chanceler alemã Angela Merkel. Foto: European Council (CC BY-NC-ND 2.0)

Por que a Alemanha precisa do euro?

O euro tinha ajudado a impulsionar a economia alemã, que dependia, e ainda depende, em 50%, das exportações à Europa. As regulamentações criadas pela União Europeia têm exatamente esse objetivo. O período de relativa prosperidade, conhecido após a assinatura do Tratado de Maastricht, em 1992, e que deu origem à União Europeia, chegava ao fim.

A partir de 2008, o imperialismo passou a impulsionar as políticas de austeridade, devido à falta de alternativas. A zona de livre comércio do Euro beneficia, em primeiro lugar, à Alemanha.

Mas o aprofundamento da crise capitalista, nos elos mais fracos na cadeia, tem aumentado o contágio em relação ao próprio coração da região, a própria Alemanha, que já entrou em recessão. Esse é o motivo pelo qual os monopólios alemães procuram aumentar o mercado na Rússia e na Ásia, pegando carona na política chinesa do Novo Caminho da Seda, apesar dos laços que mantêm com os Estados Unidos.

As tendências desagregadoras têm aumentado a todo vapor nos países do sul da Europa, principalmente na Itália e na Espanha que representam respectivamente a terceira e a quarta maiores potências da zona do euro. A Alemanha precisa salvar a zona do euro, mas para isso precisa assimilar boa parte da crise que ela mesma criou para garantir os lucros.

O poderio econômico da França tem despencado e, apesar de ser uma potência de primeira ordem, principalmente no aspecto militar, tem se convertido no sócio menor da Alemanha, e no braço militar dessa aliança.

Alejandro Acosta está atualmente na Rússia acompanhando os acontecimentos geopolíticos da região como jornalista independente.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.