1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

euaEstados Unidos - Opera Mundi - Oficial que atirou contra Michael Brown em Ferguson não responderá por homicídio; manifestantes queimaram carros e depredaram prédios públicos.


Foto: Reuters/Jim Young.

A Justiça dos Estados Unidos decidiu na noite desta segunda-feira (24/11) não indiciar o policial que matou o jovem negro Michael Brown no mês de agosto em Ferguson, Missouri. Após ouvir 60 testemunhas, o júri anunciou que não existe "causa provável" para acusar o oficial Darren Wilson — que, no dia 9 de agosto, disparou seis vezes contra o adolescente de 18 anos, que estava desarmado na ocasião.

A absolvição do policial gerou uma onda de revolta em Ferguson e se espalhou por outras regiões do país. De acordo com o jornal Washington Post, milhares de pessoas revoltadas com o desfecho do caso incendiaram carros, depredaram prédios e saquearam supermercados.

Leia mais:

Protesto dos habitantes de Ferguson vai estender-se para 120 cidades dos EUA

Dez dados do caso Ferguson que ajudam a entender o motivo dos protestos

A polícia usou gás lacrimogêneo para frear os protestos na Avenida West Florissant - local em Ferguson onde se concentraram as principais manifestações em agosto pela morte de Brown. Em Nova York, Chicago, Los Angeles, Washington D.C. e Oakland, os manifestantes fecharam avenidas durante toda noite.

A cidade de Ferguson está em alerta máximo, com o FBI e a Guarda Nacional preparados para intervir. Em agosto, dias após o assassinato de Brown, uma onda de violência tomou conta da cidade em represália à morte do jovem.

Entenda o caso

A morte de Michael Brown em agosto reacendeu a discussão em torno do racismo em forma de violência policial nos Estados Unidos e provocou uma série de protestos em Ferguson. Devido à situação na cidade, o presidente do país, Barack Obama, anunciou uma investigação profunda e independente.

Leia também:

Assassinato de jovem negro nos EUA reaviva debate racial

Mike Brown, ou qualquer outro nome

Depois de Ferguson, pelo menos outros 12 afro-americanos mortos pela polícia

A autópsia feita a pedido da família de Brown revelou que o jovem foi executado com pelo menos seis tiros, sendo dois na cabeça. A confirmação contrasta com a tese apresentada pelos policiais de que Brown teria resistido à prisão. Até o momento, não há informações oficiais de quais circunstâncias motivaram Darren Wilson atirar contra o jovem.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.