1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

120411 sumatra

Indonésia - RNW -


O tremor ocorreu às 08H38 GMT (05H38 de Brasília), a 33 km de profundidade e 450 km a sudoeste de Banda Aceh, a capital da província homônima, informou o Instituto americano de Geofísica (USGS).

O Centro americano de Vigilância de Tsunamis no Pacífico decretou o estado de alerta para todo o Oceano Índico.

"Os terremotos desta magnitude podem potencialmente provocar tsunamis devastadores que podem alcançar o conjunto da região do Oceano Índico", advertiu o centro em um comunicado.

A Índia decretou um alerta de tsunami para as ilhas Andaman e Nicobar, enquanto as costas de Andhra Pradesh e do Tamil Nadu, no sul e no sudeste do país, foram colocadas sob extrema vigilância.

Já o governo do Sri Lanka emitiu um alerta de tsunami válido para toda a ilha e ordenou à população que vive na costa que busque refúgio no interior, expressando temores de uma sequência de fortes ondas na costa oriental da ilha.

As autoridades tailandesas, por sua vez, lançaram um alerta de tsunami e pediram a evacuação da costa do mar de Andaman.

"As pessoas que vivem na costa de Andaman devem se deslocar a pontos elevados e permanecer o mais longe possível do mar", indicou o Centro Nacional de Gestão de Catástrofes da Tailândia.

O tremor foi sentido por cerca de 5 minutos, explicou um jornalista da AFP situado em Banda Aceh.

A ilha de Sumatra, situada no noroeste do arquipélago indonésio, já havia registrado em 2004 um terremoto de magnitude 9,3, que provocou um tsunami e deixou mais de 220 mil mortos em uma dezena de países do sudeste asiático.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.