1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

240416 fukJapão - Esquerda - Artigo de Chie Matsumoto sobre as consequências do acidente nuclear nas vidas de quem trabalhava na central nuclear ou vivia na cidade de Fukushima.

futuroLaboratório Filosófico - [Rafael Silva] Em vez de passiva&alienadamente perguntarmos “que futuro nós precisamos?”, a questão deveria ser colocada de forma mais ativa & responsável: que “nós” precisamos ser presentemente para que tenhamos o futuro de que precisamos? Quanto mais não seja, porque a qualidade do futuro será a qualidade do seu passado, isto é, disso que agora é presente.

small shutterstock 159764024O Diário - [Luísa Tovar] A aberração «contra-natura» não é a espécie humana, maravilha suprema de evolução na Natureza, mas o sistema de produção imposto pelo capitalismo, que destrói aceleradamente os suportes da vida humana – a Natureza e os Trabalhadores.

frRevista Fórum - Estudo afirma que impacto das mudanças climáticas sobre a produção de alimentos poderá causar mais de 500 mil óbitos adicionais até 2050

ccpx9auuaaayfd 0Esquerda - A Terra ultrapassou na semana passada o marco histórico de um aumento de 2ºC em relação à temperatura na época pré-industrial. Este foi o limite acordado na Cimeira do Clima em Paris e terá consequências devastadoras.

crianca-chocolate-arquivoLaboratório Filosófico - [Rafael Silva] Os chocólatras me perdoem, mas não é exatamente de chocolate que falaremos, mas daquilo que parece ser o mais importante, e sobretudo necessário para o nosso mundo: ética, o conjunto de hábitos e ações que visam o bem comum de uma sociedade. Para os gregos antigos, “ethos”, que originou a palavra “ética”, significava a morada do homem, ou seja, a natureza com o homem dentro dela, vivendo, evoluindo, ao modo de ser um homem melhor, senão para que a natureza e a humanidade juntas sejam ainda melhores. Porém, a situação crítica na qual a humanidade está colocando a natureza, e a si mesma por tabela, mostra que ética é o que mais anda faltando. Como restaurá-la?

130216 POLEsquerda - Estudo divulgado prevê o continuado aumento de mortes prematuras se nada for feito para parar a poluição. Atualmente, a maior parte das mortes ocorre na China e na Índia.

PalacioplanaltoLaboratório Filosófico - [Rafael Silva] Para a Bauhaus, escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda da Alemanha da década de 1920, o conceito de design diz que “a forma deve seguir a função”. Ou seja, que as coisas, sejam elas utensílios domésticos ou obras arquitetônicas, devem ser produzidas em vista de suas funcionalidades apenas, e não de suas aparências. Desse ponto de vista, tanto mais design um artefato tem quanto mais a sua função se realiza com o mínimo de forma. Não estaria nessa economia formal-funcional bauhausiana quase centenária a virtude ecológica de que o atual mundo humano parece ter se esquecido?

310116 zykaEsquerda Diário - [Pedro Rebucci de Melo] Enchentes, secas e doenças epidêmicas como a Dengue e o Zika reaparecem de ano em ano e tudo que escutamos dos governos e da mídia tradicional é que são "desastres naturais". Mas muito poderia ser feito se o interesse dos governos não fosse apenas o lucro rápido dos empresários.

260116 marEsquerda - Segundo um estudo recente, o aumento do nível do mar, devido ao aumento de temperatura dos oceanos e da sua expansão, tem sido subestimado e será quase o dobro do que anteriormente calculado.

170116 LMDpag32Estados Unidos - Le Monde Diplomatique - [Elizabeth Rush] Em visita ao Alasca em setembro, Barack Obama sublinhou a importância de combater o aquecimento global. O caso da Louisiana mostra que reduzir as emissões de gases do efeito estufa não será suficiente: para impedir a elevação das águas, é preciso rever o conjunto do modelo de desenvolvimento norte-americano.

060116 peqChina - Esquerda Diário - [Rafaella Lafraia] No início do mês de dezembro ocorreu, em Paris, a 21ª Conferência das Partes (Conference of the Parties, em inglês – COP 21).

sptoLe Monde Diplomatique - [Ana Paula Salviatti] Medidas reguladoras que estabeleçam como saídas ferramentas pró-mercado como os instrumentos de flexibilização instituídas pelo Protocolo Quioto reproduzem e acentuam ainda mais as distorções econômicas.

281215 ucraUcrânia - Resistir - [Dmitry Orlov] Com toda a acção concentrada na Síria, a Ucrânia já não é objecto de discussão no ocidente.

9215105540 7f03b98aaa zChina - Diário Liberdade - O governo chinês anunciou o fechamento de 17 mil empresas entre os meses de janeiro e setembro deste ano por contaminarem o meio ambiente. Outras 28.600 receberam a ordem de suspender suas operações.

Captura de Tela 2015 11 06 às 11 00 47Le Monde Diplomatique - [Daniel Santini] Em entrevista, o geógrafo David Harvey, professor emérito de Antropologia e Geografia da City University of New York (CUNY), analisa a urbanização do mundo e defende que é preciso combater o capitalismo por meio da radicalização nas cidades.

Gasteiz 720Garona itxiEuskal Herria - ASEH - No dia 11 de Novembro, a plataforma Araba Sin Garoña anunciou a realização de uma manifestação a 19 de Dezembro, véspera das eleições para o Congresso e o Senado espanhóis.

23595388112 cd6d680f94 zDiário Liberdade - [Alejandro Acosta] A principal medida será o “repasse” de US$ 100 bilhões para os países atrasados que, obviamente, os aplicarão nos créditos carbono.

Concentracion Ferrol apoyo medidas contra cambio climatico.2015 Miguel Anxo.4.webAdega - Foi como o parto dos montes, e o que emergiu da COP21 de Paris foi um acordo global nos objetivos, mas sem obrigações concretas para os estados. Muitas organizações ecologistas mostrm a sua decepção, porque este acordo chega com 20 anos de demora e o que esperavam eram medidas urgentes e compromissos concretos. Esses, se calhar, fixar-se-ão em 2018 ou 2020...

petroleoLe Monde Diplomatique - [Agnès Sinaï] A lentidão das negociações sobre o clima contrasta com a rápida aceleração da história humana. Enquanto isso, as instâncias internacionais mostram-se incapazes de criar ferramentas e modos de pensar à altura dos desafios colocados.

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.