1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

euaracismoEstados Unidos - Diário Liberdade - O Grupo de Trabalho das Nações Unidas de Especialistas sobre Pessoas Afrodescendentes exigiu, na última sexta-feira (19), que o governo dos EUA tome medidas contra o racismo que existe no país, principalmente contra crimes raciais.


Racismo e intolerância extrema permanecem enraigados em solo estadunidense. Foto: Cairo, Illinois (EUA), 1970. Por: Peter/Kevin Schraer (CC BY-NC 2.0)

“Devem ser tomadas medidas urgentes para evitar a violência armada e crimes racistas motivados por preconceito que afetam a segurança dos afro-americanos, suas comunidades e a sociedade como um todo”, disse a presidente do órgão das Nações Unidas, Mireille Fanon Mendes-France.

O comunicado foi divulgado na semana em que um homem branco de extrema-direita, simpatizante do regime do Apartheid sul-africano, matou nove pessoas negras em uma histórica igreja afro-americana na Carolina do Sul. O ato foi mais um crime motivado por racismo contra a comunidade negra nos EUA.

“Oferecemos nossos pêsames ao povo dos EUA, especialmente às famílias e amigos daqueles que foram assassinados enquanto realizavam o culto na Igreja”, disse o comunicado do órgão da ONU.

O pedido dos especialistas para que haja um maior rigor no cumprimento das leis sobre crimes raciais vem à tona em um contexto de mal-estar e preocupação pela sensação de impunidade nos casos em que os agressores de cidadãos negros, incluindo muitos casos de assassinatos, não têm sido punidos adequadamente conforme as leis estabelecidas nos EUA.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.