1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

44836África do Sul - Causa Operária - Desigualdade na África do Sul continuou depois de 20 anos do suposto “fim do apartheid”. A única coisa trazida pela “democracia” aos negros da África do Sul foi a contenção de uma situação explosiva, em um dos países mais desiguais do mundo.


A maior parte da população, negra, continua na pobreza. Boa parte sem acesso a serviços públicos básicos, como saneamento básico e educação pública, enquanto a minoria branca, cerca de 9% da população, vive em um padrão de primeiro mundo.

Em média, os salários dos brancos são quatro vezes maiores do que os dos negros. Enquanto os negros recebem 2400 rands, os brancos recebem 10 mil, em média. 3 mil rands equivalem a 210 euros.

Geograficamente, a situação se apresenta de maneira familiar para os brasileiros. Lado a lado com bairros de ricaços cheios de mansões, ergueram-se grandes favelas, onde os pobres se empilham uns sobre os outros em ocupações de terrenos.

Outra questão sensível é a divisão de terras. O apartheid separava 90% das terras para os brancos. Desde então, os brancos continuaram com a maior parte das terras. O programa do governo para resolver isso é a compra de terras dos brancos pelo Estado. Desse modo, os brancos elevam os preços e a dívida pública se eleva, o que deixa o processo mais lento.

Diante disso, o CNA começa a perder a popularidade que tinha por supostamente ter acabado com o apartheid. Na verdade, o “fim” do apartheid foi uma manobra para refrear o movimento da maioria negra, que estava pronta para tomar o poder à força.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.