1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (7 Votos)

dalaiDiário Liberdade - Em uma conferência sobre a paz mundial realizada na última terça-feira (13) na Presidency University, em Calcutá (Índia), Dalai Lama se descreveu como um líder espiritual marxista.


"No que se refere à teoria socioeconômica, eu ainda sou um marxista", afirmou Tenzin Gyatso, o 14º Dalai Lama. Ele acrescentou que admira o marxismo porque é uma ideologia que se preocupa e combate a desigualdade entre ricos e pobres.

"Nos países capitalistas, existe uma desigualdade crescente entre ricos e pobres. No marxismo, há ênfase na distribuição igualitária. Isso é muito importante para mim", disse Dalai Lama, citado pelo portal indiano Times of India.

Realmente, a nível mundial, a desigualdade só aumenta. Com o passar dos anos, no atual sistema capitalista, os ricos ficam mais ricos ao passo que os pobres ficam cada vez mais pobres. Dados da Oxfam revelam que os 85 multimilionários mais ricos do mundo concentram tanto dinheiro como as 3,5 bilhões de pessoas mais pobres, ou seja, metade da população mundial.

Ele lembrou também que muitos dos antigos marxistas ao redor do mundo abandonaram seus ideais e se entregaram ao sistema capitalista. "Muitos líderes marxistas são agora capitalistas em seu pensamento. Isso depende de sua motivação, pensamento, perspectiva mais ampla", disse o líder budista.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.