1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (4 Votos)

desigualRT - [Tradução do Diário Liberdade] A desigualdade humana segue crescendo: os ricos ficam cada vez mais ricos, enquanto milhões de pessoas continuam afogadas na pobreza. As 85 pessoas mais ricas do mundo concentram a mesma riqueza que os 50% mais pobres.


Há mais de três anos o magnata multimilionário Warren Buffett admitia que durante os últimos 20 anos vinha sendo travada uma luta de classes a nível mundial que a sua classe "havia ganhado". Na opinião da jornalista Allison Jackson, do The Global Post, a realidade descrita pelo magnata funciona ainda hoje, já que "a desigualdade entre os mais ricos e os mais pobres tem se mostrado ainda mais ampla".

Para corroborar com a tese, a jornalista cita os dados da Oxfam, que calcula que os 85 multimilionários mais ricos do planeta, entre eles nomes conhecidos como Carlos Slim, Bill Gates e Mark Zuckerberg, dispõem de tanto dinheiro como as 3,5 bilhões de pessoas mais pobres.

Leia também:

Mundo tem 2 mil bilionários e 1,5 bilhão de esfomeados

Mais de 76 milhões de crianças vivem na pobreza em países ricos

"O que é dramático nesta situação é que os muito ricos simplesmente ficam cada vez mais ricos, o que requer necessariamente e de maneira urgente a abordagem do tema da desigualdade de renda", aponta Jackson.

Leia ainda: Um em cada quatro europeus ameaçado pela pobreza

Segundo as estimativas da Oxfam, entre março de 2013 e março de 2014, a riqueza desses mesmos 85 multimilionários cresceu US$ 668 milhões por dia. "Estas pessoas são tão grotescamente ricas que se, por exemplo, Bill Gates decidisse gastar um milhão de dólares por dia, demoraria 218 anos para sua riqueza se esgotar", escreve Jackson.

"Tem se falado muito do crescente abismo entre os mais ricos e os mais pobres e sobre o que significa para as perspectivas econômicas mundiais esta situação e, no entanto, a desigualdade extrema persiste", constata a jornalista.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.