1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

Donostia 1207Jimmy eta Aitorri omenaldiaEuskal Herria - ASEH - Aproveitando a realização do dérbi basco entre a Real Sociedad e o Eibar, teve lugar este domingo, 6, nas imediações do estádio de Anoeta uma homenagem a Aitor Zabaleta, apoiante da Real apunhalado em Madrid há 17 anos, na sequência de um ataque de um grupo fascista apoiante do Atlético de Madrid. Na homenagem, não foi esquecido Jimmy, seguidor galego do Desportivo da Corunha também assassinado por fascistas espanhóis apoiantes do Atlético de Madrid, a 30 de Novembro de 2014.


Aitor Zabaleta foi apunhalado a 8 de Dezembro de 1998, pouco antes de um encontro entre o Atlético de Madrid e a Real Sociedad a contar para a Taça Uefa. Nas imediações do estádio Vicente Calderón, um grupo fascista investiu contra os apoiantes da equipa basca; depois de proteger uma criança, Aitor seguia com a sua companheira quando se viu cercado e foi esfaqueado. Faleceu no dia seguinte, num hospital de Madrid. No julgamento relacionado com o caso, só o autor material da punhalada foi condenado, a 17 anos de prisão.

Presente na memória

Apesar do tempo passado, Aitor Zabaleta, que era um incansável apoiante da Real, continua presente na memória colectiva basca. O ano passado, na sequência de uma petição de moradores da zona de Ibaeta, a Câmara Municipal de Donostia (na altura governada pelo Bildu) atribuiu o nome de Aitor Zabaleta a uma praça onde os miúdos jogam à bola e onde já existia uma foto sua e uma placa em sua memória.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.