1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

Irunea 1836 fusilatuak irailak 27Euskal Herria - ASEH - A delegada do Governo espanhol em Nafarroa, Carmen Alba, proibiu uma manifestação convocada para a Praça do Vínculo, em Iruñea, sob o lema «Memória e liberdade», em memória dos cinco fuzilados a 27 de Setembro de 1975.


Proibiu ainda a sessão evocativa agendada pela Ahaztuak para a capital navarra e outra que devia ter lugar em Altsasu.

Iban Maia, da organização promotora da manifestação, afirmou «ser inconcebível que uma delegada do Governo do Reino de Espanha queira passar por alto o facto de que o regime franquista era um regime ilegítimo, nascido de um golpe de Estado que provocou centenas de milhares de mortos e que durante 40 anos impôs uma ditadura militar».

E acrescentou: «Se havia algum terrorista em 1975, era o general Franco e o seu Governo. Chamar terroristas a lutadores antifranquistas como os fuzilados a 27 de Setembro de 1975 é um insulto à memória histórica e uma bofetada aos milhões que foram alvo da criminosa repressão franquista».


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.