1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

0108115 repress USAEstados Unidos - Esquerda Diário - [Lourival Aguiar] Quantos outros negros terão que morrer para que a sociedade entenda que não existe coincidência? Não existe igualdade entre negros e brancos? Que existe um "suspeito padrão"?


Treyvon Martin? Morto

Mike Brown? Morto

Eric Garner? Morto

Amarildo? Morto

Cláudia Ferreira? Morta

Douglas? Morto

Freddie Gray? Morto

Sandra? Morta

Samuel DuBose? Morto

O caso de Samuel Dubose, homem negro de 43 anos que foi morto pelo policial branco Ray Tensing, 25, durante uma blitz de trânsito próximo a Universidade de Ohio foi o mais recente caso de morte de um afro americano pelas mãos da policia. A versão contada por Tensing, de que DuBose teria ameaçado atropelá-lo e por isso foi alvejado foi contestada pela câmera presente no uniforme do policial, que mostra uma abordagem pacífica e um diálogo tranquilo entre Tensing e DuBose, até o momento que o policial saca a arma e dispara contra DuBose. Nesta quinta8feira, baseado nas imagens, o policial foi indiciado e pode pegar prisão perpétua.

Segundo entrevista com Terina Allen, sua irmã, sem o vídeo, a morte de seu irmão teria sido "justificada" e outros oficiais teriam corroborado a versão de Tensing.

"Meu irmão seria outro estereótipo e isso não vai acontecer", disse. "Sabíamos que o vídeo ia inocentar meu irmão."

As mortes de Eric Garner, um vendedor ambulante em Nova York, do jovem Michael Brown, em Ferguson (Missouri) e de Freddie Gray em Baltimore provocaram indignação da comunidade negra e protestos depois que os policiais suspeitos em ambos os casos escaparam de indiciamentos, aonde o caso de Sam é uma excessão, frente tantos outros casos.

E onde estão seus assassinos? Qual foi o crime que eles cometeram?
A pena de morte foi executada sobre eles por serem negros e pobres, foram julgados e executados por coincidirem com o "suspeito padrão", por estarem no lugar errado na hora errada, mesmo que este lugar seja a porta de casa, da escola ou em frente ao trabalho.

São crescentes os casos de negros que tem sido assassinados de cidadãos negros foram mortos sob custódia policial ou durante a prisão, desarmados, sem reagir. Mas a pergunta que fica é: quando isso irá parar? Nos Estados Unidos estes casos têm sido respondidos com fortes mobilizações sociais que reivindicam a punição dos policiais envolvidos, como as organizadas pelo “Black Lives Matter”, em cidades como Ferguson, Baltimore, Chicago, Nova York, Washington e Boston.

No Brasil existe o movimento “Reaja ou seja morto, reaja ou seja morta”, que organiza no final de Agosto a “III Internacional Marcha Contra o Genocídio”, em que as mortes de Cláudia Ferreira, Amarildo, Douglas, DG, Eduardo e dos jovens do “Massacre da Cabula” serão lembradas e a punição dos policiais envolvidos será reivindicada.

A sociedade de se unir não apenas para cobrar a punição dos envolvidos nesses casos, mas também deve se organizar em um alternativa que coloque a juventude, os trabalhadores e a população negra lado a lado na luta contra o racismo, seja nos Estados Unidos ou aqui no Brasil.

#Blacklivesmatter
#justiceforsam

Foto: AP Photo/Tom Uhlman


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.