1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

190715 nazi queenReino Unido - Opera Mundi - Jornal britânico The Sun divulgou imagem da rainha com sete anos realizando gesto ao lado do tio e futuro rei Eduardo VIII.


O tabloide britânico The Sun estampou em suas páginas uma imagem da rainha Elizabeth II, com sete anos, fazendo a saudação nazista, ao lado do tio Eduardo VIII. A imagem gerou polêmica no Reino Unido e foi classificada pelo Palácio de Buckingham como "enganosa" e "decepcionante".
A imagem foi retirada de uma filmagem de 1933 na qual aparece Elizabeth II com a mãe, Isabel, a irmã, princesa Margaret, e o tio, então príncipe de Gales e posteriormente rei Eduardo VIII. "Gravação secreta de 1933 mostra Eduardo VIII ensinando a saudação nazista à rainha", diz a manchete do periódico.

Apesar do descontentamento da casa real, tanto o jornal quanto as demais publicações que divulgaram as imagens não sugerem que Elizabeth II seja simpática ao nazismo, mas levantam a discussão a respeito do tio, Eduardo VIII, apontado por historiadores como simpático ao regime de Adolf Hitler.
Elizabeth II tinha 13 anos quando a guerra começou e participou do Serviço Territorial Auxiliar de Mulheres. Seu pai, o rei Jorge VI, decidiu não sair de Londres durante os bombardeios nazistas e optou por ficar na capital com a família durante a Segunda Guerra Mundial, motivo pelo qual tem grande simpatia dos britânicos.

Esta não é a primeira vez, no entanto, que o tabloide coloca em situação delicada a família real por questões relacionadas ao nazismo. Em 2005, o The Sun publicou uma fotografia do príncipe Harry, de 20 anos, filho mais novo do príncipe Charles e da falecida princesa Diana, vestido de nazista em uma festa à fantasia.

Gravação

Aparentemente, a gravação foi retirada do Castelo de Balmoral, na Escócia, onde a então princesa Isabel passava férias. O diretor do The Sun, Stig Abell, garantiu que obteve a gravação de maneira "legítima" e que não se trata de criticar a rainha. "É um documento histórico que realmente revela um pouco sobre o comportamento de Eduardo VIII", justificou Abell à BBC.

O palácio de Buckingham, residência da família real britânica, por sua vez, considerou "decepcionante que um filme, gravado há oito décadas e aparentemente do arquivo pessoal da família de Vossa Majestade, fosse obtido e explorado desta maneira".

"Muita gente verá essas imagens no momento e no contexto apropriados. Isso é uma família brincando e em um momento fazendo referência a um gesto que muitos teriam visto nas notícias", disse o porta-voz do Palácio, que acrescentou: "ninguém nesse momento tinha ideia de como evoluiria [o nazismo]. Envolver qualquer outra coisa é enganoso e desonesto".


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.