1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

120515 afroEstados Unidos - Esquerda Diário - Jovens negros como Gray e Brown correm 21 vezes mais risco de receberem tiros da policia do que os brancos, de acordo com um relatório elaborado pela organização "ProPublica" a partir de dados dos órgãos de segurança.


Centenas de mães afro-americanas dos Estados Unidos protestaram neste sábado, em Washington, contra o racismo e a violência policial, problemas que algumas delas conhecem de perto já que seus filhos morreram assassinados por integrantes das forças de segurança americanas.

Na véspera do Dia das Mães nos EUA, a manifestação "Millions Moms March" percorreu uma das principais avenidas da capital americana até o Departamento de Justiça, com cartazes que exigiam mudanças.

As mães se uniram à população para pedir o fim dos abusos e do racismo. Elas reivindicam também que os policiais que incorrerem nesse tipo de prática sejam punidos.

A manifestação ocorreu pouco depois de a Justiça dos EUA abrir uma investigação federal para determinar se o Departamento de Polícia de Baltimore, no estado de Maryland, comete abusos e discrimina racialmente os cidadãos quando prende, vigia ou investiga suspeitos.

A cidade viveu na semana passada os mais importantes protestos em décadas, após a indignação gerada pela morte do jovem negro Freddie Gray por causa de uma lesão na medula espinhal produzida durante sua detenção.

A marcha que percorreu Washington hoje foi organizada pelo grupo "Mothers for Justice United", formada por mães que tiveram seus filhos assassinados por policiais, e a entidade "Coalition for Justice".

A fundadora do "Mothers for Justice United", Maria Hamilton, perdeu seu filho de 31 anos, morto em Milwaukee (Wisconsin) por um policial que disparou 14 vezes.

"Queremos que o governo federal mude as leis. Precisamos que todos os policiais do país estejam sob a mesma regulação para nos proteger", disse Maria à emissora "WITI-TV".

Após a morte de Michael Brown no ano passado no Missouri, Freddie Gray se transformou em um novo símbolo da brutalidade policial e do racismo nos Estados Unidos, um problema que o presidente Barack Obama não pode resolver, pois está ao lado dos que o causam caracterizando os manifestantes de Baltimore como tão "violentos" quanto a polícia racista.

Jovens negros como Gray e Brown correm 21 vezes mais risco de receberem tiros da policia do que os brancos, de acordo com um relatório elaborado pela organização "ProPublica" a partir de dados dos órgãos de segurança.

Após a investigação sobre a Polícia de Baltimore, o Departamento de Justiça publicará um relatório similar ao elaborado após a morte de Brown.

No documento, o departamento concluiu que os agentes de Ferguson (Missouri), majoritariamente brancos, mantinham práticas abusivas e racistas, o que levou à demissão do chefe Tom Jackson. 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.