1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

Bilbo1711 Yolandari omenaldiaEuskal Herria - ASEH - A jovem bilbaína de 19 anos de idade, estudante em Madrid e militante do Partido Socialista dos Trabalhadores (PST), foi raptada, torturada e assassinada por membros da extrema-direita, na capital espanhola, a 1 de Fevereiro de 1980.


Domingo voltou a ser homenageada no seu bairro, Deustu.

Os amigos e familiares não esquecem Yolanda González. Assassinada há 35 anos por membros do grupo de extrema-direita Fuerza Nueva, Yolanda voltou a ser homenageada em Deustu, onde, mais uma vez, se pediu ao município de Bilbau que dê o seu nome a uma praceta do bairro, para que jamais se esqueça o que se passou.

O rapto foi organizado por Emilio Hellín e Ignacio Abad, em conjunto com outros elementos do Fuerza Nueva, que, num comunicado, acusavam Yolanda de pertencer a um «ramo juvenil dum comando da ETA». Hellín, Abad e mais quatro pessoas seriam condenados a 43 anos de cadeia pelo rapto e o assassinato da jovem bilbaína. Hellín cumpriu 14 anos de pena e, como tinha autorização para sair, aproveitou uma das saídas para fugir para o Paraguai, onde governava o fascista Alfredo Stroessner.

Há dois anos, o El País revelou que Emilio Hellín era assessor da Guarda Civil e que tinha dado formação a agentes da Polícia Nacional espanhola, da Defesa, dos Mossos d’Esquadra e da Ertzaintza. Entre 2006 e 2011, o autor material do assassinato de Yolanda González foi contratado 15 vezes pelo Ministério espanhol do Interior. Chegou a auferir 140 000 euros.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.