1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

150715 aguaUcrânia - Prensa Latina - Cerca de 1.300 milhão de crianças e adultos ucranianos sofrem dificuldades para ter acesso à água como resultado do conflito no sudeste do país, assinalou hoje o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).


Em um comunicado, a agência especializada lamentou que os combates em Donetsk e Lugansk tenham destruído ou danificado encanamentos transportadores do precioso líquido, o que dispara as interrupções do serviço à população.

A crise na Ucrânia estourou no ano passado, depois do golpe de Estado de fevereiro contra Víktor Yanukóvich, que levou ao poder novas autoridades, rechaçadas por sua postura radical e antirrussa nessas cidades da região do Donbass, onde os rebeldes proclamaram repúblicas independentes.

Apesar do acordo de cessar-fogo alcançado pelo Governo e os insurgentes em fevereiro deste ano em Minsk, continuam as tensões e os combates.

Segundo a Unicef, juntamente com seus sócios, ajuda mais de meio milhão de residentes em Donetsk e Lugansk a obter água segura, ainda que as necessidades sejam muito maiores na região.

O Fundo recordou que dos quase 56 milhões de dólares solicitados para lidar com os requerimentos de assistência às crianças e seus familiares na Ucrânia, somente 19 por cento desta quantia está garantida.

Foto/AFP


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.