1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

CUPatofinalPaísos Cataláns - Diário Liberdade - Catalunha vota hoje iniciar o caminho face à independência nacional ou continuar no decadente Reino de Espanha.


Foto do ato final da CUP em Badalona, com Antonio Baños, número 1 da candidatura.

Domingo 27 os e as catalás votam numhas eleiçons plebiscitárias que, caso as forças independentistas obterem maioria, abrirám um processo de dezoito meses ao final do qual a independência do Principado da Catalunha seria declarada, de forma negociada ou unilateral se Madrid teimar na sua posiçom antidemocrática.

Serám duas as opçons para dizer 'Sim' à independência: a Candidatura d'Unitat Popular (CUP), que levará o programa da esquerda revolucionária, e a candidatura Junts pel Sí (JxS), que junta todo o resto de partidos independentistas cataláns - de neoliberais, como o governista Covergència Democràtica de Catalunya de Artur Mas, até socialdemocratas, como a Esquerra Republicana de Catalunya de Oriol Junqueras, junto de representantes de organizaçons civis. Ambas terminárom nesta sexta-feira as suas campanhas eleitorais no Principado da Catalunha - sábado estiverom proibidos os atos, por ser dia de reflexom - com um enorme apoio popular.

Dado que a cita eleitoral apenas acontece no Principado da Catalunha, ou seja, no território da atual Comunidade Autónoma da Catalunha, a CUP programou atos noutros pontos dos Países Catalans, incluindo a presença do candidato Antonio Baños nas Ilhas Baleares.

CUP nom permitirám Mas patrimonializar a independência

O candidato da CUP, Antonio Baños, assegurou nesta sexta-feira em Badalona que a independência nom traz o nome de Artur Mas: "na Meridiana [em referência à grande manifestaçom de passado dia 11] ninguém gritava Mas, na Meridiana se gritava independência". Mais de 4,000 pessoas atendêrom o discurso de Baños e o seu apelo à desobediência.

Anna Gabriel, segunda da candidatura, pediu Mas demonstrar com trabalho, após as eleiçons, o seu compromisso com a independência.

A CUP esclareceu nesta semana que em caso de maioria independentista nom apoiará umha presidência de Artur Mas, mas sim um parlamento autónomo cuja única finalidade seria caminhar na constituiçom de um estado catalám. A posiçom da CUP é de crítica importáncia, dado que os inquéritos antecipam que JxS precisará de somar o apoio das e dos revolucionários para avançar faze à independência.

A seguir o ato final da CUP:

Junts pel Sí celebra multitudinário ato final

JxS fechou a campanha eleitoral no meio de milhares de pessoas, com a participaçom dos principais rostos da candidatura.

O Presidente da Generalitat, Artur Mas, dixo que "uma naçom que nom tem consciência, é uma naçom que nom tem alma, e se nom tem alma nom tem futuro", mas que a Catalunha tem agora futuro porque "tem consciência". "As urnas que encontrareis o 27-S trarám a dignidade e a liberdade", frisou.

Artur Mas já antecipou nesta sexta que a exigência da CUP de nom nomeá-lo presidente - Mas ocupa o quarto lugar na candidatura - "nom será um obstáculo" para avançar com o programa independentista.

Junqueras, do principal partido da oposiçom, emocionado, assegurou que "agora que estamos a ponto de concretizar a maior das esperanças, agora que estamos a ponto de presentear aos nossos netos o presente maior que podemos fazer, agora nom nos renderemos".

Raül Romeva, independente e cabeça da candidatura unitária, fechou o ato final de campanha assinalando a importáncia de convertir o apoio social à independência em votos neste domingo.

Eis o vídeo do ato final da campanha de JxS:


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.