1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

141215 dtaFrança - Esquerda - Na segunda volta das eleições regionais em França, a direita de Sarkozy ganhou em 7 de 12 regiões. A extrema-direita não ganhou nenhuma região.


Realizou-se neste domingo, 13 de dezembro de 2015, a segunda volta das eleições regionais em França. A abstenção foi significativamente mais reduzida que na primeira volta.

A direita de Nicolas Sarkozy ganhou as eleições em sete regiões: Ile-de-France, Nord-Pas-de-Calais-Picardie, Provence-Alpes-Côte d'Azur, Alsace-Champagne-Ardenne-Lorraine, Auvergne-Rhône-Alpes, Normandie e Pays de la Loire.

Em algumas dessas regiões, a Frente Nacional (FN) estava à frente e foi derrotada pelos republicanos, porque o PS francês desistiu e apelou ao voto na direita de Sarkozy.

O PS conquista 5 presidências em Ile-de-France, Nord-Pas-de-Calais-Picardie, Provence-Alpes-Côte d'Azur, Alsace-Champagne-Ardenne-Lorraine, Auvergne-Rhône-Alpes, Normandie et Pays de la Loire. Algumas destas vitórias foram alcançadas por acordos com a esquerda e os ecologistas.

O ex-presidente Nicolas Sarkozy, que surge como vencedor destas eleições, apelou à unidade da direita recusando “qualquer compromisso com os partidos extremistas” e disse que “a mobilização que se verificou hoje não deve fazer esquecer a advertência a todos os responsáveis políticos verificada na primeira volta”.

A FN de extrema-direita não ganhou as eleições em nenhuma região, mas teve um elevado resultado eleitoral.

Marine Le Pen, perante estes resultados, declarou: “Felicito todos os corajosos e determinados por terem sabido recusar as vitimizações, e infantilização e a manipulação” .

A líder da extrema-direita francesa afirmou ainda que “a Frente Nacional será a primeira força da oposição na maior parte dos conselhos regionais de França, uma oposição construtiva mas também exigente”.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.