1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

090615 Erdogan 2015Turquia - Redecastorphoto - Erdogan perdeu, nas eleições parlamentares turcas.


Com cerca de 95% dos votos já apurados, as cadeiras com direito a voto estão assim distribuídas:

Partido Justiça e Desenvolvimento (de Erdogan), AKP 41,5% (261 votos)
Partido Republicano Popular, CHP 25,3% (130 votos)
Partido do Movimento Popular, MHP 16,7% (84 votos)
Partido Democrático Popular (dos curdos), HDP 12,0% (75 votos)

O Partido Justiça e Desenvolvimento (de Erdogan) perdeu quase 9% das cadeiras com direito a voto, em relação à última eleição.

O Partido Democrático Popular (dos curdos) saltou bem acima dos 10% mínimos exigidos para participar do governo: significa que o Partido Justiça e Desenvolvimento, de Erdogan, já não poderá governar como partido único. Erdogan terá de buscar uma coalizão com os nacionalistas linha dura do Partido do Movimento Popular, e terá de formar novo governo.

Razões para a derrota de Erdogan não faltam: dentre outros, o fim do boom econômico movido a crédito abundante que o AKP de Erdogan urdiu desde 2000.

Há também furiosa luta interna dentro do AKP: a política de Erdogan de incendiar cada vez mais a guerra na Síria é fortemente impopular.

Qualquer governo de coalizão que Erdogan venha a conseguir montar, será provavelmente menos agressivo que o atual. É muito pouco provável que o atual primeiro-ministro Davutoglu – promotor muito agressivo de um novo Império Otomano – mantenha o posto.

Como político, Erdogan sofreu ferimento profundo, e seu partido sai das eleições muito enfraquecido. A situação só favorece o aprofundamento das divisões dentro do Partido Justiça e Desenvolvimento (AKP); não se exclui a possibilidade de que o partido rache em várias facções. No cômputo geral, o resultado reduz a capacidade da Turquia para aventuras geopolíticas de grande alcance.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.