1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

061114 congresseuaEstados Unidos - Vermelho - Os primeiros números das eleições norte-americanas desta terça-feira (4) confirmam o prognóstico dos principais analistas do país. O Partido Republicano terá durante o fim do mandato do Presidente dos EUA, Barack Obama, o controle das duas casas legislativas.


Os opositores, que já possuíam a maioria dos parlamentares na Câmera de Representantes dos Estados Unidos (equivalente a Câmera dos Deputados no Brasil), mantiveram este status e ainda conseguiram obter a liderança do Senado, local no qual até então existiam mais democratas (partido de Obama).

Os republicanos obtiveram importantes vitórias na Flórida, Carolina do Norte, Georgia, Virginia Ocidental, Illinois, Nova Hampshire, Nova York e Iowa.

Um dos principais motivos para este resultado são os baixos índices de aprovação do presidente Barack Obama. Os seus índices de popularidade estão nos níveis mais baixos desde que chegou à Casa Branca em 2008. Isto acabou afetando aos candidatos democratas.

Essas eleições eram destinadas a renovar os 435 assentos da Câmara dos Representantes e um terço do Senado. Esta é a primeira vez, desde 2006, que os republicanos controlam as duas câmaras do Congresso.

Segundo pesquisas de boca de urna, oito em cada dez norte-americanos que votaram nessa terça-feira mostraram-se insatisfeitos com o trabalho do atual Congresso e a maioria desaprova a administração do presidente Obama.

No entanto, é importante destacar que embora tanto o presidente dos EUA, Barack Obama, como o seu Partido Democrata, estejam longe de ser um exemplo de postura progressista, em especial em âmbito internacional, o atual resultado do pleito legislativo deixa a situação ainda mais complicada.

Com os republicanos no comando do Congresso, a tendência é de que se acentue a postura imperialista e intervencionista dos EUA e com isso o uso da força bélica do país. Além disso, o movimento Tea Party (ultradireitista) tem ganhado muita força entre os republicanos, deixando o Parlamento estadunidense com uma postura ainda mais conservadora e neoliberal.

Da redação do Vermelho,
com informações da Prensa Latina e da Agência Brasil


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.