1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (10 Votos)

21604832920 c2dfd4ee81 zRússia - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] O aprofundamento da crise econômica na Rússia continuará avançando em 2016, o que obrigará o governo central a diminuir os repasses para as províncias. Os maiores projetos serão adiados.


Presidente russo Vladimir Putin. Foto: United Nations Photo (CC BY-NC-ND 2.0)

Novos protestos, no sentido dos protestos de 2010, voltarão a acontecer. A intensidade dos protestos será menor devido à maior unidade nacional, existente no momento em torno ao governo liderado por Vladimir Putin, contra o perigo das agressões externas e do terrorismo.

Em 2016, a economia ainda continuará em recessão, mas, no fundamental, a situação será mantida sob controle. As sanções, impostas pelo imperialismo por causa da crise da Ucrânia e da anexação da Crimeia, serão mantidas. A Alemanha lidera sua aplicação, apesar das pressões dos industriais alemães, com o objetivo de manter controlada a direita que governa os países da Europa Oriental. Mas o governo alemão manterá os objetivos estratégicos da relação com a Rússia, o fornecimento de energia, com a construção do novo gasoduto Nord Stream 2, e o avanço em relação ao Novo Caminho da Seda Chinês, do qual a Rússia é o pivô para incluir a Europa. A União Eurasiática continuará sendo fortalecida para facilitar o comércio com a Rússia e a China de maneira indireta, ultrapassando as sanções. O papel de pivô entre a Rússia e a Europa, que anteriormente era cumprido pela Ucrânia, agora terá na linha de frente a Bielorrússia.

Leia também:

Previsões para 2016 (Parte I)

Previsões para 2016 (Parte II): O Oriente Médio

Previsões para 2016 (Parte III): Europa

Previsões para 2016 (Parte IV): a periferia da Rússia

A Rússia continuará a ser impactada em cheio pelo aprofundamento da crise capitalista, as dificuldades para aceder ao crédito no mercado mundial, os baixos preços do petróleo e a crise econômica. Embora em linhas gerais o governo da Federação Russa conseguirá controlar o colapso econômico, inevitavelmente, este virá em 2017.

As grandes empresas terão vencimentos das dívidas externas muito menores que em 2015, mas serão afetadas pela recessão regional e mundial. O rublo, que perdeu a metade do valor em 2015, continuará se desvalorizando, acelerando a inflação por causa do aumento dos custos dos produtos importados.

Os protestos sociais serão menores que os de 2010. O controle do aparato de segurança será mantido muito ativo sobre a política da luta contra o terrorismo.

Além do gasoduto Nord Stream 2, os maiores investimentos serão direcionados no sentido do fornecimento de energia para a Índia e a China. A tentativa do governo russo de receber pagamentos por adiantado, como contrapartida pelo fornecimento de energia e condições de investimento favoráveis, não virá nos prazos e na velocidade desejada por causa do aprofundamento da crise capitalista, particularmente na China.

As exportações de armas, que, em 2015, somaram US$ 40 bilhões, continuarão avançando como um dos carro-chefes da economia russa. A atuação militar na Síria poderá ser ampliada ao Iraque e à Líbia. A Federação Russa usará os campos de batalha como “show-rooms” para alavancar as vendas de armas. Acordos pragmáticos serão ampliados com a Arábia Saudita, o Egito, Israel e outros regimes reacionários. Mas a aliança com o Irã continuará sendo um ponto estratégico no Oriente Médio.

Na eleições legislativas de 2016, o Partido Rússia Unida continuará sendo o grande vencedor. A direita pró-imperialista não conseguirá levantar cabeça por causa das medidas já adotadas pelo governo Putin, além de outras que possam vir a ser adotadas.

As contradições entre as várias facções do governo Putin continuarão aumentando conforme a crise continuar se desenvolvendo. Na área econômica, aparecerá, em primeiro lugar, a disputa entre as grandes empresas de energia e militares. Uma saída provável para a crise desse setor será a privatização parcial das empresas de energia, o que já vem sendo avaliado em relação à Rosneft e à Gazprom, entre outras.

A influência do presidente Vladimir Putin continuará alta, mas em declínio.

Alejandro Acosta é cientista social, colaborador do Diário Liberdade e escreve para seu blog pessoal.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.