1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

Vocabulário Ortográfico da Galiza 724x1024Galiza - PGL - O Vocabulário Ortográfico da Galiza, publicado pela AGLP e coordenado por Carlos Durão está a ser distribuído pela Através Editora e pode-se adquirir já em diversas livrarias.


Impresso na Tórculo num volume de 663 páginas de 30 cm, o VOG constitui o contributo galego ao Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa, previsto no Acordo Ortográfico subscrito entre os países lusófonos em 1990 (incluindo também a Galiza como observadora).

A sua elaboração foi tarefa assumida por membros da Academia Galega da Língua Portuguesa, e abrange acima de 154 000 entradas de léxico propriamente galego, incluindo a fauna e flora galegas, com topónimos, antropónimos, gentílicos etc., mais peculiares da Galiza, junto com o corpus geral da língua comum, num amplo vocabulário patrimonial, partilhado na sua quase totalidade por toda a Lusofonia.

As definições estão recolhidas no Dicionário Estraviz da Língua Portuguesa da Galiza, que se pode consultar na rede.

O VOG,  foi apresentado em papel no recente simpósio SIPLE e foi dado a conhecer publicamente em 27 de junho de 2015, dentro do programa do Seminário “Língua, sociedade civil e ação exterior” da Academia Galega da Língua Portuguesa (AGLP).


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.