1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

210511_nuclearsardenhaSardenha - Món Divers - [Tradução do Diário Liberdade] 97% se opõem à construção da ilha da Sardenha de ursinas. No mês que vem, um referendo será realizado em todo o Estado italiano.


Os sardos e as sardas viraram as costas de forma quase unânime à construção de usinas nucleares na Sardenha. Em um referendo realizado entre 15 e 16 de maio, um pouco mais de 97% dos eleitores disseram que não querem energia nuclear no seu país. A participação foi de quase 60%, o que meios de comunicaçao sardos e os italianos não hesitam em descrever como "recorde".

A votação, que não foi vinculativa, coincidiu com as eleições municipais realizadas em várias cidades da Sardenha. A questão do referendo perguntava se a populaçao da Sardenha era "contrária à instalação de usinas nucleares na Sardenha e lugares para armazenamento dos resíduos radioactivos". O "sim" obtive mais de 95% em todas as províncias da ilha.

Os próximos 12 e 13 de Junho haverá outro referendo neste caso em todo o Estado, onde se realizará a mesma pergunta. O comitê estadual em favor do "sim", comemorou o resultado da Sardenha, que descreveu como "brilhante vitória".

Na Sardenha, a maioria dos partidos e organizações tinham feito campanha para a proibição de energia nuclear, com o presidente da Sardenha, Ugo Capellacci no leme. Os partidos independentistas da Sardenha, que historicamente foram contrários à energia nuclear, também pediram o voto "sim". Independência República da Sardenha, por exemplo, argumentou que as nucleares levam à "militarização" da ilha e representam um perigo para a sua população. Sardigna Natzione descreveu como "vitória do povo sardo" a oposição à energia nuclear.

No mês passado, após o desastre e Fukushima, o governo italiano decidiu prorrogar a moratória sobre a construção de usinas nucleares na Itália.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.