Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

031110_globoBrasil - Fazendo Media - [Marcelo Selles] "O governo Dilma, muito devido ao cabo eleitoral Lula, fez ampla maioria na Câmara e no Senado. Mas não poderá esquecer como ficou o mapa eleitoral do Brasil, quase dividido entre Sudeste/Sul/Centro-Oeste, majoritariamente oposicionista, e Norte/Nordeste, situacionista. Não interessa à sociedade a exploração política desta divisão, na qual estados mais ricos, com população mais esclarecida, ficaram com governadores de oposição".


O trecho acima está publicado em texto editorial, à página 6 do jornal O Globo desta terça-feira, 2 de novembro de 2010. Dia de finados, o que é importante lembrar, sobretudo quando matam o jornalismo.

O grifo é meu. Quero colocar em debate os parâmetros do Globo para a riqueza dos estados, e também para o esclarecimento da população. O que é um estado rico? É o que tem petróleo? O que é uma população esclarecida? É a que lê jornal? Este jornal?

Ademais, impressiona a semelhança do preconceito enrustido de O Globo com o preconceito explícito que prolifera pela internet contra os nordestinos. Alguém que assina "euquero45" postou o seguinte comentário: "infelizmente quem decide a eleição não é quem lê jornal, e sim quem limpa a bunda com ele. Quem perdeu foi o Brasil". ClaytonAmerico registrou: "Bem, vou trabalhar porque não ganho bolsa família dos Nordestinos. Nem faço 2 filhos por ano pra ter mais bolsa família". Outro, assinado por CamiliMaia, afirma: "Sul/Sudeste vamos agüentar agora por 4 anos a escolha dos outros, viva a democracia, o movimento O Sul é meu país". Veja aqui um vídeo com um apanhado dessas manifestações preconceituosas: http://www.youtube.com/watch?v=tCORsD-hx0w&feature=player_embedded#at=14

As manifestações de ódio sempre existiram no Brasil, e geralmente elas vêm das classes mais abastadas contra os pobres, ao contrário do que dizem os intelectuais da direita com suas teses de que Lula quer dividir o país ao promover o ProUni ou a Igualdade Racial.

Apesar de a conta já ter sido feita, mostrando que Dilma teria vencido mesmo excluindo os votos do Nordeste do cômputo geral, nada arrefece os impulsos preconceituosos. Falando em bom português, o fato é que eles ficam putos porque já não conseguem impor seus políticos goela abaixo. De democracia pouco entendem.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.