Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

uspBrasil - Causa Operária - O programa inclui a cobrança de mensalidades e o combate ao movimento estudantil.


A imprensa capitalista, em especial a representante da burguesia paulista, como a revista Veja e os jornais Folha de S. Paulo e o Estado de S. Paulo estão na linha de frente de uma campanha nacional contra a educação pública, principalmente contra a mais importante universidade pública do país: a Universidade de São Paulo (USP).

O que a imprensa da burguesia faz pode ser considerado tudo, exceto jornalismo. Sua campanha é completamente orquestrada para atacar os estudantes e o movimento estudantil mais organizado e combativo entre as universidades. Para tentar ocultar o que de fato quer dizer (uma defesa aberta pela privatização) alegam que os estudantes são usurpadores do dinheiro do contribuinte, privilegiados que usam a universidade para fumar maconha e fazer “baderna” e em contrapartida elogiam outros estudantes que apoiam a política da reitoria e do governo do PSDB.

As reportagens da Folha de S. Paulo e Veja se assemelham muito às publicadas contra os estudantes que lutavam pelo fim da ditadura no país. Reinaldo Azevedo, blogueiro da Veja, consegue ser ainda pior ao se referir aos estudantes da USP como “extremistas”, “invasores”, “golpistas” e “delinquentes” ganhando o status de maior articulista a atacar o movimento estudantil da USP.

Quando soldados da PM foram colocados para fazer rondas ostensivas dentro do campus da universidade, a partir do convênio assinado pelo ex-reitor João Grandino Rodas, um recurso utilizado pelo governo para que a política de ataques à USP fosse colocada em prática colocando a universidade em estado de sítio, aFolha de S. Paulo foi um dos principais baluartes de uma campanha favorável à atuação da Polícia nocampus chegando a encomendar uma pesquisa para endossar sua campanha.

Mais recentemente o canal de televisão a cabo Band News lançou mão de mais uma campanha, dessa vez contra o Conjunto Residencial da USP (CRUSP) alegando que a falta de vagas na moradia estudantil era decorrência do número de estudantes que moram de forma irregular na moradia e até de pessoas que não são ligadas à universidade ou que já se formaram na tentativa de por um lado preparar o terreno para mais um ataque ao CRUSP e, por outro, camuflar o real problema que é a política da reitoria em destruir os serviços destinados à permanência estudantil.

Mas não para por ai: como a maioria das campanhas tem por objetivo atacar os estudantes e escamotear toda crítica ao PSDB ou à burocracia universitária a imprensa se utilizou de modo completamente oportunista, vil e ordinário dos casos de estupro acontecidos em festas da Faculdade de Medicina que vieram à tona no primeiro semestre do ano. Muito pelo contrário de defender as mulheres vítimas desses casos, defendeu e atacou quem lhes interessava. A direção da unidade e os professores de direita, coniventes com os casos, saíram ilesos e o movimento estudantil foi culpado.

Não há nada de novo nas campanhas da imprensa capitalista. Seguem uma cartilha. A propaganda é que, para defender a privatização da USP, as campanhas não são, necessariamente, para convencer, mas para atordoar a opinião pública e neutralizar toda oposição e toda resistência organizada. Por isso o ataque constante e individual a estudantes e ao mesmo tempo ao movimento estudantil de conjunto.

Os privatizadores e seus fiéis escudeiros são uma minoria que se apoderaram do aparelho do Estado e de outros instrumentos como a imprensa. Sua força consiste em jogar sujo de modo secreto e camuflado.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.