1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

america latina negraAmérica Latina - Le Monde Diplomatique - [Rafael dos Santos da Silva] Um ensaio à conjuntura Latino Americana.

150416 edmilsonAmérica Latina - PCB - [Edmilson Costa] Os anos 90 do século passado e os primeiros dez anos deste século foram marcados por intenso debate entre as forças de esquerda sobre o papel dos movimentos sociais, das minorias, das lutas de gênero e das vanguardas políticas nos processos de transformação econômica, social e política da sociedade.

240316 zuUruguai - Brasil de Fato - [João Vitor Santos] Em entrevista, Raúl Zibechi afirma: “Minha impressão é que se optou por uma forma de governo sem conflitos, nem com a direita, nem com os setores populares”

25673273791 29da0da614 zAmérica Latina - IELA - [Elaine Tavares] Já não é de hoje que se observa o movimento de endireitização na América Latina. A classe dominante nunca esteve quieta, até porque os governos mais progressistas que surgiram não foram revolucionários e buscaram a via pelas instituições burguesas, apostando na democracia liberal, que nada mais é do que a ditadura do capital.

ilusonsAmérica Latina - Diário Liberdade - [Jorge Beinstein, traduçom do Diário Liberdade] A conjuntura global é marcada por umha crise deflacionária motorizada polas grandes potências.

editado pag 20Cuba - Le Monde Diplomatique - [Marion Giraldou] Enquanto Havana sai lentamente de seu isolamento tanto diplomático quanto econômico, a evolução do papel e do funcionamento dos Comitês de Defesa da Revolução (CDRs), por muito tempo consagrados a uma forma de vigilância da população, ilustra o modo como os cubanos se adaptam à nova situação.

140316 hchAmérica Latina - Prensa Latina - Amor, trabalho e estudo; e luta e compromisso, poderiam sintetizar o legado do comandante-presidente Hugo Chávez, em opinião de Víctor Rios, consultor em temas de geopolítica e economia internacional, especializado em América Latina.

020316 pcvVenezuela - PCB - “O aumento da gasolina é tardio, nos alarma que o cupom de alimentação seja maior que o salário mínimo e a nova taxa flutuante possa fortalecer o mercado paralelo”

esquerpowerAmérica Latina - Le Monde Diplomatique - [Álvaro Garcia Linera] Para a esquerda, a luta não termina após a vitória nas urnas. A chegada ao poder inaugura novas batalhas pois as forças conservadoras não se desarmam, elas resistem, conspiram, corrompem. Tanto que a onda vermelha iniciada em 1998 começa a ser revertida.

diplo001América Latina - Le Monde Diplomatique - [Renaud Lambert] Derrota acachapante na Venezuela, virada à direita na Argentina, crise econômica e política no Brasil, manifestações de rua no Equador: a esquerda latino-americana entrou em pane. As maquinações de Washington não bastam para explicar tal esgotamento.

090216 murAmérica Latina - PCB - [Elaine Tavares] Já vai longe o tempo em que as notícias chegadas dos países irmãos da América Latina enchiam a vida de esperanças.

cuba robertoCuba - Diário Liberdade - [Roberto Bitencourt da Silva] Cheguei essa semana de viagem à Cuba. Trata-se de um país sensacional, com um povo tão simpático e acolhedor como o brasileiro, que revela traços culturais muito semelhantes, na música, na alimentação, no jeitão descontraído.

cuba brasilBrasil - Diário Liberdade - [Rodrigo Choinski] Cuba está na boca do povo e não foram os comunistas que colocaram, pelo contrário, são os conservadores de direita que insistem em lembrar da ilha caribenha. Expressões como “vai pra Cuba” são abundantemente usadas para atacar qualquer posicionamento de esquerda – e para os histéricos até trocar o carro por bicicleta já virou “subversão” comunista.

mexico5México - Le Monde Diplomatique - [Quetzalcoatl G. Fontanot e Ernenek Mejía] Depois do desaparecimento dos 43 estudantes, outros massacres aconteceram no México. A violência é ainda maior pela existência documentada de um problema mais intrincado: a associação entre os cartéis do narcotráfico, governos e o capitalismo.

maduro artigo criseVenezuela - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] Logo em seguida a nova Assembleia Nacional dominada, de maneira esmagadora, pela direita unificada na MUD (Mesa de Unidad Democrática), ter assumido no dia 6 de janeiro de 2016, o presidente Nicolás Maduro anunciou um novo gabinete ministerial.

diputados asambleanacionalVenezuela - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] Finalmente, o dia 5 de janeiro de 2016 chegou. A nova Assembleia Nacional assumiu, de maneira calma, mas a direita não conseguiu a super maioria dos dois terços ou 112 deputados. Por meio de uma manobra, os chavistas impediram a posse dos quatro deputados do Estado de Amazonas, três deles da MUD (Mesa da Unidade Democrática), onde a direita se unificou, e um do PSUV, o Partido Unificado da Venezuela.

12308013 866575416784915 7541037968771721403 oVenezuela - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] Recentemente, foram anunciadas várias medidas para manter as “conquistas da Revolução Bolivariana” contra os iminentes ataques da direita que conseguiu uma arrasadora maioria na Assembleia Nacional nas eleições legislativas que aconteceram no dia 6 de dezembro.

tprArgentina - PCO - [Juan Marino] Mauricio Macri, novo presidente eleito da Argentina, deixou claro seu caráter golpista desde o momento em que tomou posse.

171215 farcColômbia - Telesur - Rodrigo Granda, conhecido como Ricardo Tellez, líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC-EP) disse quarta-feira que, a militância revolucionária quer acabar com a guerra que já dura mais de 50 anos no país sul-americano.

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.