1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

250615 prPorto Rico - Prensa Latina - Submetido a séculos de dominação, o povo porto-riquenho tem o direito inalienável à autodeterminação e à independência, prerrogativa que não pode ser ignorada eternamente, afirmou hoje uma autoridade da ONU nesse tema.


Em declarações à Prensa Latina, o presidente do Comitê de Descolonização das Nações Unidas e embaixador equatoriano aqui, Xavier Lasso, celebrou a aprovação ontem por consenso de uma nova resolução que reivindica aos Estados Unidos permitir aos porto-riquenhos exercerem esse direito.

A votação foi efetuada ao retomar-se as sessões do órgão de 29 membros fundado em 1961.

Apresentada por Cuba, com o co-patrocínio da Bolívia, Equador, Nicarágua, Rússia, Síria e Venezuela, a iniciativa converteu-se na trigésimo quarta sobre a questão de Porto Rico, nação que nos últimos 117 anos tem sido administrada pela potência nortenha.

O documento reitera o caráter latino-americano e caribenho da ilha, "que tem sua própria e inconfundível identidade nacional".

Assim deve ser visto e aceito, a história sempre tem a razão, destacou Lasso.

De acordo com o diplomata, as potências administradoras devem reconhecer que o colonialismo é uma marca, um obstáculo para o avanço dos povos e sua vida com dignidade, educação e satisfação das necessidades básicas.

"Por isso não renunciaremos em nossos esforços, e faremos o que temos que fazer, golpear a porta uma e outra vez a partir do Comitê, até que por cansaço nos escutem", sublinhou.

Lasso comentou que na jornada de ontem, o foro ouviu depoimentos dramáticos, os quais ilustram o destino de uma ilha que alguma vez foi exibida como a pequena joia.

Porto Rico está em crise há anos, uma crise real da qual não encontra saída porque o colonialismo não dá saída aos povos, advertiu.

O Comitê de Descolonização dirigido pelo embaixador equatoriano prossegue hoje suas sessões com a análise da situação de Saara Ocidental, Tokelau, Bermuda, Ilhas Cayman e Ilhas Turcas e Caicos, alguns dos 17 territórios que não se autogovernam incluídos em sua agenda.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.