1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

130515 Israel Paraguai diplomatasParaguai - PCB - [Resumen latinoamericanoesumen latinoamericano - 06/05/15] A embaixadora assistente do regime de Israel no Paraguai se reuniu, na terça-feira, com o presidente do país sul-americano, Horacio Cartes, para reforçar as cooperações bilaterais, em especial, em matéria de segurança interna.


Segundo confirmam os meios de comunicação locais, durante esta visita, Dorit Shavit assegurou o apoio das autoridades israelenses ao Governo paraguaio "para trabalhar juntos, para uma vida pacífica".

Insistindo em que tal cooperação não abarca o negócio de armas, assegurou que ajudarão o Paraguai no que se refere ao treinamento de suas Forças Armadas para aumentar sua capacitação na hora de lutar contra supostos terroristas.

"Infelizmente temos experiência porque em torno de Israel existem muitas organizações terroristas. Então, temos experiência de realmente como lutar para desafiar o terrorismo", justificou Shavit.
Para tal fim, a diplomata israelense informou que o adido militar do regime de Tel Aviv no Chile e no Paraguai trabalhará com o ministro de Defesa, Bernardino Soto, e o vice-ministro de Segurança Interna, Javier Ibarra.

Respondendo a uma pergunta dos jornalistas sobre a intenção paraguaia de criar futuramente uma Secretaria de Inteligência, Shavit disse que esta "é uma opção, porém não discutimos em profundidade hoje".

Ao final, anunciou a organização de um seminário sobre esta cooperação bilateral, além da abertura da embaixada israelense em Assunção, capital paraguaia, dentro de seis semanas.

Em 2002, as autoridades do regime israelense decidiram fechar sua sede diplomática em Assunção por razões orçamentárias, uma medida que teve resposta similar do governo sul-americano. No entanto, em maio de 2014 (n.r.: após a posse de Cartes), reabriu sua embaixada em Tel Aviv.

Há quase um ano, uma legisladora do Partido Democrático Progressista do Paraguai, Desiree Messi, denunciou a colaboração de civis paraguaios e israelenses em ações militares e exigiu do Congresso explicações a respeito.

Afirmou, também, a existência de contratação de mercenários israelenses na luta contra o Exército do Povo Paraguaio (EPP), culpando o mandatário Horacio Cartes.

Isto se soma a uma advertência da Inteligência do Paraguai sobre a presença, no país, de um israelense, Jair Klein, com vários antecedentes sobre violência e de organização de grupos paramilitares em vários países.

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB).


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.