1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

dinero para subversiónCuba - Opera Mundi - Com ação, ilha cumpriu parte do acordo firmado para a retomada das relações diplomáticas entre os países; identidades são mantidas sob sigilo.


Cuba libertou todos os 53 prisioneiros  reivindicados pelos Estados Unidos como parte do acordo de reaproximação diplomática entre os países. A informação foi divulgada por um alto funcionário norte-americano à agência Reuters, em condição de anonimato.

O funcionário afirmou que as libertações, iniciadas na última quarta-feira (06/01), foram concluídas durante o final de semana, mas não revelou nenhum nome. A identidade dos 53 está sendo mantida em sigilo pelo governo de ambos os países.

De acordo com o funcionário, o governo cubano informou a administração Obama a respeito das libertações no final de semana, o que foi confirmado pela Seção de Interesses dos EUA em Havana. Ele acrescentou que seu país reivindicará que outros presos sejam postos em liberdade.

O governo cubano nega a existência de presos políticos no país e defende que, na verdade, eles são mercenários pagos pelos Estados Unidos.

As libertações fazem parte do acordo firmado entre EUA e Cuba em dezembro e que culminou a soltura do norte-americano Alan Gross, que cumpria pena de 15 anos na ilha por espionagem, dos últimos três dos Cinco Cubanos presos nos EUA, também acusados de espionagem e também do cubano Rolando Sarraff Trujillo, definido pela Casa Branca como "alguém dos serviços cubanos que passou para o lado de Washington".

Ainda como parte dos acordos que resultaram em uma retomada das relações diplomáticas entre Cuba e os Estados Unidos, rompidas desde a Revolução Cubana, a secretária de Estado Adjunto para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Roberta Jacobson, viajará a Cuba no próximo dia 21 de janeiro.

Ela vai liderar a delegação de alto nível para começar o processo para o restabelecimento das relações.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.