1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

farcColômbia - Prensa Latina - As Farc-EP sublinharam na quarta-feira (29) em Havana, Cuba, a responsabilidade central dos Estados Unidos e de outras potências estrangeiras na origem, persistência e composição do conflito interno colombiano.


No contexto do processo de paz instalado em Havana, desde 2012, com o governo do presidente Juan Manuel Santos, o comandante Matías Aldecoa, das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo (Farc-EP), fez uma alusão sobre as responsabilidades sistêmicas e múltiplas diante das vítimas do conflito.

Nesse sentido, Aldecoa apontou a reponsabilidade aos Estados Unidos e às outras potências devido à suas concepções imperialistas de "senhor e policial" do mundo.

Tudo isso é materializado na imposição da Doutrina de Segurança Nacional, no treinamento de oficiais e na participação direta no conflito com tropas, bases militares, financiamento de planos específicos de guerra e inteligência, entre outros aspectos. Por outro lado, Aldecoa reiterou que os setores da economia e suas entidades sindicais, inclusive as empresas multinacionais, devem assumir e reconhecer sua responsabilidade na origem e na duração do conflito na Colômbia.

Ele disse que são muitos empresários que se beneficiam da guerra, especialmente aqueles que de maneira direta estão no negócio de armas e tecnologia bélica.

O porta-voz da guerrilha se referiu também à alta responsabilidade que cabe aos meios de comunicação em massa, por sua contribuição direta no açodamento da guerra, na promoção de campanhas permanente de desinformação, diversionismo ideológico e guerra psicológica.

Aldecoa assinalou que os partidos e os movimentos políticos, em sua grande maioria, têm enorme responsabilidade na escalada da guerra e devem admitir isso de maneira clara e categórica.

Tudo isso, segundo ele, no afã de tentar resolver o conflito pela via militar, legislaram a favor da guerra por meio de suas bancadas no Congresso e também impuseram uma cultura de confronto e extermínio do povo.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.