1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

granadaGranada - La Iguana TV - [Tradução do Diário Liberdade] Há 31 anos se produziu a invasão estadunidense à ilha de Granada, no Caribe, a qual foi chamada "Operação Fúria Urgente" e ordenada pelo presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan.


Seis dias antes, Maurice Bishop, o popular dirigente da revolução na ilha, havia sido assassinado por integrantes de seu próprio partido. Os EUA, com o pretexto de "acabar com o caos" e restaurar a democracia, intervieram na ilha caribenha, onde permaneceram por mais de um ano cortando pela raiza construção de um projeto popular, soberando e independente.

O número total de tropas estadunidenses alcançou 7 mil, junto com 300 tropas da OECS (Organização dos Estados do Caribe Oriental). As forças invasoras encontraram pela frente 1.500 granadinos e 700 cubanos, a maioria operários da construção e alguns engenheiros militares. Não há evidências que pessoal militar de outros países comunistas estivessem em Granada.

Cabe destacar que a sempre obediente primeira-ministra britânica Margareth Thatcher se opôs vigorosamente à invasão e recebeu pessoalmente do então presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan a certeza de que não ocorreria, quando já estava em plena execução.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.