1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

290914 bloquearCuba - Prensa Latina - A perseguição das transações financeiras cubanas resulta atualmente uma prova da tentativa do bloqueio estadunidense contra as finanças cubanas, afirma o relatório que será apresentado à Assembléia Geral de Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, Estados Unidos.


Por causa dessa política hostil que já dura mais de 50 anos, a nação caribenha não tem acesso a créditos de bancos nos Estados Unidos, de seus filiais em terceiros países e das instituições financeiras internacionais como o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional (FMI) ou o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

No atual cenário internacional são normais e transparentes as relações entre instituições bancárias, essenciais para garantir fundos que apóiem programas nacionais encaminhados ao desenvolvimento sustentável da cada país, mas o bloqueio o impede às instituições cubanas.

De acordo com autoridades do setor, a esfera das finanças internacionais do país é um cenários onde pode ser apreciado com maior clareza o alcance do dano provocado pela escalada norte-americana contra a nação.

Como reflexo de tais pressões há uma tendência a cada vez mais crescente para o fechamento de contas de bancos cubanos por parte de entidades financeiras e bancárias estrangeiras, bem como à limitação de seus negócios com Havana.

A tais efeitos, as empresas estrangeiras que operavam com ditos bancos terão que tramitar suas transações pela via de bancos intermediários, com os quais não necessariamente mantêm contas.

Isso implica o traspasso ao importador cubano de despesas acrescentadas, por intermediação na execução das operações.

Tão é de modo que a eliminação e restrição da prestação de serviços por parte de bancos co-responsáveis tem conotações financeiras difíceis de quantificar, que repercutem em um maior custo para os importadores cubanos, obrigados a modificar suas usuais estruturas de cobranças e pagamentos, realça o texto.

Amparado nessas medidas restritivas em março deste ano vários meios de imprensa estadunidenses revelaram que os bancos franceses Societé Generale e Credit Agricole, estavam sendo pesquisados por manter normais relações com entidades cubanas.

Nesse mesmo mês a empresa Enkeli Customer Partner Srl., foi obrigada por BNP Paribas a fechar as contas bancárias relacionadas com seu trabalho em Cuba.

Posteriormente BNP-Paribas, o maior banco francês, sofreu uma ofensiva dos reguladores estadunidenses que lhe impuseram uma multa de quase nove bilhão de dólares por trabalhar com a nação caribenha, Irã e Sudão.

Ao anterior acrescenta-se a reiterada e permanente afetação econômica pela existência de alto risco cambial pelas flutuações das taxas de mudança, ao proibir-se utilizar o dólar estadunidense como moeda de pagamento e ter que empregar outras divisas para a cobrança e os pagamentos do país.

Outras afetações vão direto ao retrocesso tecnológico, demora, insegurança e aumento dos custos das operações bancárias, por não ter acesso a sistemas informáticos e serviços bancários norte-americanos e internacionais. De grande conotação resultou ao cancelamento a um banco cubano, sem prévio aviso, da licença de Astaro, produto que atua como firewall para a conexão a internet, pois a licença pertencia a uma empresa européia, que foi absorvida por uma entidade britânico-norte-americana.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.