1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

250914 guerrilheiros pcccColômbia - Prensa Latina - As FARC-EP reiteraram hoje ao presidente colombiano, Juan Manuel Santos, sua exigência de um cessar-fogo bilateral como ato concreto e necessário para avançar no processo de paz que ocorre aqui desde 2012.


Em um comunicado que parafraseou a letra da famosa canção Imagine, do músico britânico John Lennon, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo (FARC-EP) expressaram estar de acordo com Santos em imaginar um país em paz e pediram que isso se transforme em fatos concretos.

Como gesto de generosidade com o povo e as vítimas que clamam por um mundo sem hostilidades, deveria ser proceder a oferecer não só uma canção de paz, mas também o fato concreto de cessar-fogo bilateral que evite mais derramamento de sangue e o armistício que nos coloque na reta final de nossa reconciliação, assinalou a guerrilha.

Além disso, exigiu de Santos -que de visita nos Estados Unidos- o esclarecimento de fenômenos como o paramilitarismo, uma das reivindicações mais reiteradas neste processo de paz que, atualmente, debate o tema das vítimas do conflito interno colombiano que já dura mas de 50 anos.

Fazer uma viagem em função da paz, como a que está protagonizando o presidente nos Estados Unidos, implicaria então, para ir além da retórica, esclarecer, entre outros, sem mais evasivas, o fenômeno do paramilitarismo para desentranhar suas origens, seus efeitos e os responsáveis, expressou a guerrilha.

A guerrilha também pediu a Santos a abordagem de temas sensíveis dentro do confronto, como "a ingerência no conflito interno por parte de potências estrangeiras que mantêm a Colômbia em condições de país ocupado, e assuntos como o uso desproporcional da força em um plano de assimetria criminosa, por parte do governo".

Igualmente, de acordo com os debates que acontecem por estes dias nas Nações Unidas sobre a mudança climática, as FARC-EP insistiram na necessidade de ações na Colômbia "que ponham ponto final à devastação de nosso meio e suas riquezas naturais".

Para isso, demandaram a suspensão das "pulverizações aéreas de agentes químicos que tanto dano e vítimas têm causado nos campos da Colômbia e deter a feira de licenças a companhias mineiras e petroleiras, entre outras, que ameaçam o ecossistema" do país sul-americano.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.