1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

140714 solidarColômbia - PCB - Na primeira semana de junho, 17 jovens da Cisjordânia foram sequestrados. O menor tinha 13 anos. Israel e o mundo ficaram calados.


Dias depois, em 12 de junho, 3 jovens de Israel desapareceram na Cisjordânia e, imediatamente, Israel apontou o Hamas como responsável pelas ações e começou a "buscar" os culpados, agredindo e intimidando a população palestina. Vemos com preocupação e dor os métodos de castigo coletivo utilizados nos territórios palestinos. 

Na Cisjordânia, desde o dia 12 de junho, mais de 500 palestinos foram detidos e as diferentes organizações existentes na região informam que muitas dessas pessoas estão sob uma disfarçada detenção administrativa. Com esta forma de detenção, sem acusações, estas pessoas, das quais 250 são crianças, são processadas em julgamentos secretos.

Na Cisjordânia, desde essa data, o exército israelense realizou centenas de incursões militares com invasões a mais de 1.000 residências particulares, campos de refugiados e escritórios da sociedade civil. Pelo menos 10 palestinos foram assassinados, incluindo um de 20 anos e um de 17 anos, e muitos feridos. Em 2 de julho, colonos ilegais israelenses sequestraram um jovem de 16 anos no bairro Shuafat, na área de Jersualém Oriental, jogaram gasolina em sua boca e o queimaram vivo.

Do Congresso dos Povos, na Colômbia, denunciamos as operações militares de Israel na Faixa de Gaza e Cisjordânia, que atentam contra a vida da população. Em Gaza, durante as últimas semanas, Israel realizou mais de 100 ataques aéreos que deixaram centenas de feridos e 52 mortos, inclusive 9 meninos e meninas. Mahmoud Abbas, do Partido Fatah e presidente da Autoridade Nacional Palestina, afirma sobre este respeito que Israel está cometendo um genocídio.

O Congresso dos Povos expressa sua solidariedade com os povos palestinos que, há 60 anos, quando se realizou a ocupação e o deslocamento, continuam resistindo ao regime de Apartheid que lhes é imposto, à remoção e à colonização de seu território. NÃO podemos ver a situação na Palestina como uma guerra entre lados iguais quando Israel recebe mais de $8 milhões de dólares por dia dos EUA em apoio militar. Somamo-nos às vozes de todo o mundo que exigem que o Estado de Israel pare imediatamente os ataques sobre Gaza e com o castigo coletivo nos territórios Palestinos, dando cumprimento à lei internacional e os princípios universais dos direitos humanos. Além disso, exigimos o fim de sua ocupação e colonização de todas as terras palestinas e o desmantelamento do Muro de Separação; o reconhecimento dos direitos fundamentais dos cidadãos árabe-palestinos de Israel para uma igualdade completa; e o respeito aos direitos dos palestinos refugiados de retornar a suas casas e propriedades, conforme estipulado na resolução 194.

Do Congresso dos Povos fazemos o chamado a expressar o repúdio contra estes ataques e nos somamos às convocatórias de plantão em frente às embaixadas de Israel em todo o mundo, a fim de dar nosso grito de indignação e de solidariedade ao povo palestino, que resiste a arremetida sionista. De esta forma, estaremos participando do Plantão de Protesto, em frente à embaixada de Israel, na cidade de Bogotá, na próxima sexta-feira, 11 de julho, às 17 horas.

Continuaremos convocando e incentivando o boicote internacional contra os produtos israelenses e dinamizaremos esse boicote na Colômbia.

Na Cisjordânia, na Faixa de Gaza, nos territórios palestinos não existe uma guerra, existe um genocídio por parte do Estado israelense, que se faz com cumplicidade dos Estados Unidos, das Nações Unidas e de importantes setores da comunidade internacional que guardam silêncio.

Viva Palestina Livre!

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.