1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

200316 vencuCuba - Prensa Latina - As relações entre Cuba e Venezuela deram um passo a mais para a consolidação com a assinatura de acordos que permitirão fortalecer seus vínculos econômicos, comerciais e de colaboração em longo prazo.


Com a assinatura ontem do Ata Final da XVI reunião da Comissão Intergovernamental Cuba-Venezuela, no contexto da visita à ilha do presidente desse país sul-americano, Nicolás Maduro, ambas nações deixaram desenhada a rota para o desenvolvimento de seus laços até 2030.

O encontro deu rastreamento ao Convênio de Colaboração Integral entre os dois países, assinado no ano 2000 pelo líder histórico da Revolução cubana, Fidel Castro, e o então presidente de Venezuela, Hugo Chávez.

Com a assinatura hoje deste documento, esses governos ratificaram a determinação de aprofundar seus vínculos concentrando de maneira eficiente os recursos disponíveis em áreas priorizadas.

Lembraram também o plano anual de cooperação para o ano 2016 e um projeto integral orientado ao confronto do zika, a dengue e o chikungunya.

Durante a jornada, o presidente venezuelano sustentou conversas oficiais com seu homólogo cubano, Raúl Castro, e recebeu de mãos deste a Ordem José Martí, máxima distinção que concede o Estado a cidadãos nacionais ou estrangeiros com méritos relevantes.

Ao agradecer o gesto, Maduro disse que aceitou a condecoração em nome de seu povo, como um compromisso de lealdade aos líderes revolucionários Fidel Castro (Cuba) e Hugo Chávez (Venezuela), e às ideias libertarias pelas que se levantaram as nações de América Latina e o Caribe.

Destacou o apoio incondicional recebido desta ilha caribenha durante mais de 15 anos de esforços sustentados por construir uma sociedade mais justa em Venezuela, baseada no ideário patriótico e latino americanista do Libertador Simón Bolívar.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.