1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

061210_analfabetismoMoçambique - Canalmoz - Director provincial da Educação diz que vai reduzir a incidência do analfabetismo dos actuais 62% para 30%, em apenas 5 anos


O Governo da província de Nampula diz que vai reduzir para 30%, até 2015, o índice de analfabetismo naquela região do país, contra a actual cifra de 62%. A informação foi avançada pela porta-voz da sessão do Governo de Nampula, Páscoa de Azevedo, decorrida semana passada, onde foi definido que "cada um dos intervenientes no sector da Educação deve dar o seu máximo para que as metas sejam atingidas e quiçá garantir-se um futuro sem pobreza com uma população alfabetizada.

 

Páscoa de Azevedo, que é também directora da Educação em Nampula, anunciou que o desafio já começa a ter fortes sinais de ser superado, tendo em conta que por parte do Governo "tudo está a ser feito para reverter o quadro de analfabetismo".

A província de Nampula conta com um universo populacional de pouco mais de quatro milhões de habitantes, cerca de um quinto da população de Moçambique, dos quais cerca de 62% destes são analfabetos. Em 35 anos da independência nacional, ou em 18 de Paz, os sucessivos Governos, todos eles do Partido Frelimo, não conseguiram reduzir o analfabetismo para metade da população. Agora que há metas das Nações Unidas a serem atingidas, diz que em 5 anos (até 2015) vai superar as metas que não conseguiu em quase quatro décadas.

A estimativa do Governo da província de Nampula visa fazer entender que a província atingirá os Objectivos do Desenvolvimento do Milénio (ODM), propósito de que o Governo tornou Moçambique signatário. Um dos objectivos passa pela redução da população analfabeta para menos da metade. De 2000 a 2015, parece ser inalcançável para Moçambique mas em Nampula o Governo acaba de afirmar isso como meta.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.