1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

josepazgoaÍndia - SLG - A SLG anuncia agora o Terceiro Festival da Lusofonia Goa 2017– 18 de Fevereiro a 18 de Março de 2017.

universidade de Macau biblioteca Wu Yee SumChina - PGL - [José Carlos da Silva] A diretora afirma que reagiu à notícia com muito desagrado, comunicando aos superiores imediatos que o departamento não está de acordo com as medidas.

210915 mercadoMoçambique - Geledes - [José Eduardo Agualusa] A triste verdade é que a língua portuguesa esmagou os idiomas indígenas do Brasil e está fazendo o mesmo em Angola.

130915 mocamMoçambique - PGL - Pela primeira vez, as línguas moçambicanas serão usadas como instrumento de trabalho nas assembleias provinciais do país, pondo fim ao exclusivo que era reservado ao português, a língua oficial. Atualmente, o português tem estatuto de idioma oficial em todo Moçambique, mas é falado essencialmente como segunda língua.

 3Moçambique - Le Monde Diplomatique - [Sébastien Lapaque] Testemunha engajada da independência de Moçambique, em 1975, e da guerra civil que se seguiu a ela, o grande escritor Mia Couto apropria-se do português para reinventá-lo. Como se o trabalho com a língua lhe permitisse oferecer aos seus concidadãos uma renovação do mundo.

9143777716 979b6e8394 zÍndia - SLG - A Sociedade Lusófona de Goa (LSG) está a organizar o primeiro “Festival da Lusofonia Goa 2015″. De 20 de Fevereiro a 20 de Março realizar-se-ão diversos eventos culturais visando promover a cultura dos países e regiões lusófonas focando este ano Angola, Brasil, Cabo Verde, Macau, Portugal e Timor Leste.

Angola10Angola - Diário Liberdade - A Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) divulgou neste mês um relatório sobre crianças e adolescentes que não têm condições de frequentar a escola. São 121 milhões em todo o mundo os menores que não frequentam as redes de ensino.

mapa a nossa lingua no mundoDiário Liberdade - A edição deste ano integra-se nas comemorações dos 439 anos da fundação da cidade de Luanda.

150914 possoAngola - Prensa Latina - Um total de 770.319 angolanas e angolanos registam-se alfabetizados hoje com o método cubano de ensino Yo sí puedo (Eu, se posso), desde 2008 até a data, sob coordenação de 42 assessores da ilha caribenha.

24pTimor-Leste - Prensa Latina - Cabo Verde enviará professores ao Timor Leste, a partir de janeiro próximo, em virtude de um acordo assinado entre ambos os países para amenizar a carência de professores nessa nação asiática, informou hoje a agência de notícias PANA.

240112_escolaSão Tomé e Príncipe - Téla Nón - O Sindicato dos Professores e Educadores de São Tomé e Príncipe, diz que avança para greve geral e por tempo indeterminado, porque o Ministro da Educação não dialoga. Segundo o pré-aviso de greve, os professores e educadores, exigem melhores condições de trabalho e de salário.

210911_alunadoMoçambique - O País - A preferência pelo ensino bilingue shona/inglês é a principal justificação apresentada pelos pais.

180111_sala_lotadaAngola - Jornal de Angola - O número reduzido de salas disponíveis para o ano lectivo que se avizinha é um dos maiores problemas que os responsáveis da Educação do Moxico enfrentam, numa altura em que as escolas locais continuam a ser solicitadas por centenas de candidatos.

061210_analfabetismoMoçambique - Canalmoz - Director provincial da Educação diz que vai reduzir a incidência do analfabetismo dos actuais 62% para 30%, em apenas 5 anos

291110_mapa-a-nossa-lingua-no-mundoMoçambique - Canalmoz - O mosaico lusófono no mundo é uma realidade e os países que o compõem encontram-se em situações diferentes de desenvolvimento socioeconómico.

241110_iilpCabo Verde - A Semana - São quatro os colóquios que o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) quer organizar em quatro capitais lusófonas nos próximos dois anos. A Cidade da Praia vai receber o colóquio sobre "Diásporas".

191010_WindhoekAngola - Jornal de Angola - Os números podem ser falíveis, mas dados oficiais indicam que cerca de quatro mil angolanos estudam, nos diversos graus de ensino, em Windhoek. Uns vivem em casa de familiares, outros em moradias arrendadas, havendo ainda um pequeno grupo com bolsas de estudo.

131010_professoradoMoçambique - Canalmoz - João Novela reside no Acordos de Lusaka, arredores no município da Matola. Os filhos frequentam 3ª e 4ª classes na Escola Primária 19 de Outubro. Diz que não basta apenas ter os filhos matriculados numa escola. "É preciso que haja certeza de que, de facto, estão a aprender alguma coisa. E isso não está a acontecer".

280910_germano-almeidaCabo Verde - A Semana - O Salão Internacional do Livro Africano (SILA), que decorre em Tenerife (Canárias), promoveu no passado fim-de-semana o debate sobre o papel do tradutor, que contou com a participação do escritor cabo-verdiano Germano Almeida.

240710_CPLPMoçambique - Canalmoz - O Secretário Executivo da CPLP, Engenheiro Domingos Simões Pereira, e o representante da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN), Comendador Nazim Ahmad, assinaram ontem em Lunada um Protocolo de Cooperação, na semana em que decorre a VIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP sob o lema "Solidariedade na Diversidade" e ainda durante a Presidência portuguesa da CPLP, refere um comunicado enviado ontem à nossa redacção.

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.