Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

macedo portugalPortugal - Esquerda - O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, alegou razões políticas para a sua demissão do Governo, na sequência das investigações da "Operação Labirinto", que já desmantelou uma rede de altos funcionários do Estado.


"Pessoalmente, nada tenho a ver com as investigações e o processo em curso" no âmbito da 'Operação Labirinto', afirmou Miguel Macedo aos jornalistas. Mas apesar disso, prosseguiu o ministro, "não desconheço que no plano político as coisas se passam de maneira diferente e são de natureza distinta os critérios da tomada de decisão".

"Um ministro com esta pasta não pode ter nunca a sua autoridade diminuída", concluiu Macedo, dizendo ter sido esta a principal razão para o pedido de demissão. O pedido de Passos Coelho para reconsiderar a decisão, revelado nesta conferência de imprensa, teve assim resposta negativa de Miguel Macedo.

As ligações de Macedo aos arguidos da 'Operação Labirinto'

A operação judicial que desmantelou uma rede de altos funcionários do Estado que recebiam luvas para agilizar a concessão de 'vistos gold' fez a primeira baixa no governo de Passos Coelho. O ministro da Administração Interna, que reconduziu Manuel Palos - agora acusado de dois crimes de corrupção passiva - à frente do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, foi também sócio de outro dos arguidos na empresa JMF - Projects & Business, à semelhança do ex-ministro Marques Mendes. Miguel Macedo tinha ainda outra sociedade, desta vez de advocacia, com Albertina Gonçalves, que tinha sido sua ex-adjunta no governo de Santana Lopes e que também foi detida na operação Labirinto.

Para além de reconduzir Manuel Palos à frente do SEF, Manuel Macedo também nomeou António Figueiredo - apontado como a figura central no processo - para ficar à frente da Direção Geral de Registos e Notariado. A relação entre os dois vem desde o tempo da faculdade de Direito de Coimbra, onde ambos se licenciaram.

Em 2004, Miguel Macedo desempenhava no Governo de Santana Lopes funções de Secretário de Estado da Justiça - o ministro era Aguiar Branco, mas Macedo foi o único a transitar do governo de Durão Barroso, mantendo a pasta que detinha com a ministra Celeste Cardona. Foi durante este período que ficou decidida a privatização dos Registos e Notariado, que eram tutelados por Miguel Macedo.

A relação pessoal de Miguel Macedo com vários dos arguidos levou a que o ministro fosse apanhado em várias escutas da "operação Labirinto". Apesar disso, a Procuradoria-Geral da República afirmou na semana passada que nenhum membro do Governo está sob investigação neste processo.

"Paula Teixeira da Cruz e Nuno Crato deviam pôr os olhos no exemplo de Macedo"

Reagindo à demissão de Miguel Macedo, o dirigente do Bloco de Esquerda, Jorge Costa, afirmou que ela "era esperada e é normal, dada a gravidade suspeitas que impendem sobre o líder do SEF, que está na dependência direta do ministro da Administração Interna".

Para Costa, a saída de Miguel Macedo veio acentuar "a vergonha que é o facto desta demissão surgir isolada quando tantas outras neste governo que se desmorona já deveriam ter sido feitas também". Por exemplo, "na Justiça e na Educação, Paula Teixeira da Cruz e Nuno Crato estão a mais nos seus lugares e deveriam olhar para o exemplo de Miguel Macedo", defendeu Jorge Costa.

"É necessário que o ministro venha ao Parlamento para se explicar cabalmente sobre isto. O ministro Paulo Portas foi o pai destes vistos dourados, que é uma medida que não trouxe nada ao país, não gerou um posto de trabalho, não gerou um investimento produtivo", prosseguiu o dirigente, concluindo que "pelo contrário, abriu brechas por onde estão a entrar negócios escuros e influências que são ilegítimas e ilegais".


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.