Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

bandeiralgbtPortugal - Esquerda - Jovem foi violentamente agredida no Porto por ter beijado uma amiga. Crime de ódio está a suscitar onda de indignação e levou à convocação de uma ação de protesto e solidariedade na terça (16) às 20h, na Praça da República.


No passado dia 8 de dezembro, por volta das 7h30, Sara Vasconcelos dirigiu-se ao primeiro táxi que encontrou na Praça da República no Porto. Entrou na viatura, deu as indicações da direção ao motorista e despediu-se da amiga, que até lá a acompanhara, com um beijo na boca.

Para seu espanto, o taxista ordenou-lhe que saísse do carro.

"Perguntei-lhe a razão, mas ele insistiu. Quando pus a mão no puxador da porta ele saiu e deu-me logo um soco. Fui até à frente do carro para anotar o número, mas ele atirou-me ao chão e andou comigo a rodopiar, arrastando-me até ao outro lado da rua. Ali me deixou e depois fugiu. O mais sinistro é que ele não disse uma palavra. Só se riu enquanto me agredia", contou a jovem de 28 anos ao Jornal de Notícias.

Sara acabaria por ser assistida no Hospital de Santo António e apresentar queixa na esquadra da PSP do Infante.

"Temos direito a andar na rua sem medo"

A jovem portuense está convicta que foi agredida por ter sido percepcionada como lésbica. "Acho que foi por causa do beijo, não tenho outra explicação para o que aconteceu", disse ao jornal Público.

Por essa mesma razão, o caso está a merecer a atenção de ativistas LGBT que já marcaram uma ação de protesto e solidariedade com a vítima para as 20h de terça-feira na Praça da República. A ação contará com a presença da Sara Vasconcelos que lerá um comunicado.

Na convocatória do evento no facebook, os organizadores declaram que "em pleno séc. XXI, não podemos admitir que mais nenhum crime de ódio saia impune. Temos direitos a andar na rua sem medo".


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.