Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

30julho-diainttshPortugal - Diário Liberdade - A União de Mulheres Alternativa e Resposta - UMAR, por meio do trabalho que desenvolve no Observatório de Mulheres Assassinadas - OMA apresenta o relatório intercalar síntese dos dados sobre femicídio e tentativas de femicídio ocorridas em Portugal, e noticiadas na imprensa durante o primeiro semestre de 2014.


 

Conforme ao relatório dessa entidade, a maior parte das ocorrências foram em situações em que a vítima tinha no momento da morte (ou teve anteriormente) uma relação de intimidade com a pessoa responsável pela sua morte, somando quase 60% dos casos. Em 62% dos femicídios, houve um registo de violência prévia nas relações intimas e a motivação tinha a ver, maiormente, com um contexto de violência no lar.

No relatório indicam que "os dados apresentados pelo OMA (...) pretendem mais uma vez, contribuir para um aprofundamento e caracterização desta tipologia de crime, alertar para a sua preocupante prevalência, o seu particular contexto de ocorrência e vítimas particularmente determinadas desta tipologia de crime, como fatores considerados pela UMAR como a ter em conta na sua prevenção".

As diferenças entre os femicídios consumados e as tentativas

Embora os dados anteriores são praticamente paralelos quer para as mortes quanto para as tentativas falidas, existem diferenças em alguns parâmetros.

Especificamente, enquanto a faixa etária que mais sofreu femicídios com resultado de morte foram a superior aos 65 anos (25% das ocorrências) e a compreendida entre 51 e 65, no caso das tentativas a faixa que destaca é a que vai dos 36 aos 50 anos. Ainda, destaca o facto de Faro colocar-se com tantos casos de tentativa quanto Lisboa (4), apesar das diferentes populações. No caso de mortes consumadas, são Lisboa e Setúbal as cidades que registam mais casos (4 também). Outras diferenças dizem a respeito do local de ocorrencia, a antecedência de violência na relação (menor nas tentativas).

O relatório pode ser consultado integramente aqui.

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.