1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)
António Barata

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Em coluna

A tragédia do Haiti nos telejornais

António Barata - Publicado: Terça, 09 Março 2010 23:59

António Barata

O desastre humanitário provocado pelo terramoto que arrasou o Haiti, largamento coberto pelas televisões portuguesas, pôs a nu os preconceitos e a ignorância que  inquinam a comunicação social portuguesa. Foram disso triste exemplo (entre outros) os comentários de Márcia Rodrigues e as reportagens de José Rodrigues dos Santos que, com ar sabedor, iam debitando baboseiras sobre o “Estado falhado” e a incapacidade dos haitianos de se governarem, sempre envolvidos em golpes e contragolpes de Estado, ao ponto de obrigarem a “comunidade internacional” a intervir para pôr alguma ordem num país que só sobrevive à custa da ajuda internacional.

 


Como se os pobres fossem os culpados da sua pobreza! Cegos pelos seus preconceitos eurocêntricos e primeiro-mundistas, a estes jornalistas não lhes ocorreu perguntar o que andaram e andam fazem quase 20 mil militares americanos no Haiti, já que quem vimos a resgatar pessoas dos escombros foram os próprios haitianos e as equipas de todo o mundo, menos as dos EUA. Porque não foram capazes de relacionar as sucessivas intervenções armadas dos EUA no Haiti (depondo, trocando, ou raptando os seus presidentes) e a protecção que deram durante décadas à sangrenta ditadura dos Duvalier com o atraso e miséria do Haiti, um povo que, apesar de todas as desgraças, revela capacidades culturais e artísticas mundialmente reconhecidas?

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.