1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)
António Barata

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Em coluna

Platex: em bolandas

António Barata - Publicado: Domingo, 28 Fevereiro 2010 20:57

António Barata

Desde Abril do ano passado que os trabalhadores da IFM-Platex, Tomar, considerada insolvente pelo Tribunal do Comércio de Lisboa, lutam pela reabertura da fábrica e a recuperação dos seus postos de trabalho.


Esta luta é um retrato vivo do desprezo das instituições do Estado pelos trabalhadores.

A 21 de Janeiro os trabalhadores da Platex decidiram encetar uma jornada de luta que compreendia a realização de uma série de entrevistas: governadora civil de Santarém, Assembleia da República, partidos, etc. – com o objectivo de os sensibilizar e obter apoio institucional e político. Pediram e agendaram as audiências. Chegado o dia, para surpresa sua, a governadora civil não os recebeu devido a “compromissos inadiáveis”. Revoltados, seguiram para Benavente, onde foram recebidos pelo vice-presidente da autarquia, que lhes manifestou apoio e ofereceu o almoço. Voltaram então ao Governo Civil, e à segunda lá foram recebidos, tendo-se a governadora civil comprometido em transmitir as preocupações dos trabalhadores ao Ministério do Trabalho.

Dirigiram-se então para Lisboa, onde esperavam ser recebidos pela Comissão Parlamentar do Trabalho mas, “devido a uma falha de comunicação”, além do PCP, ninguém os recebeu. Rumaram então à residência oficial do primeiro-ministro, agora acompanhados pela comunicação social e numerosos polícias, e lá foram recebidos por um assessor de Sócrates. De concreto, nada.

Os trabalhadores dizem que não vão baixar os braços e marcaram um plenário para discutir a continuação da luta.

Ficam as palavras de António Basílio, trabalhador da Platex, numa sessão pública de solidariedade realizada no dia 23 em Tomar, em que também participaram os ex-trabalhadores da construtora João Salvador: “Os trabalhadores não querem viver às custas da Segurança Social ou fazer parte das intermináveis listas de desempregados. Temos direito ao trabalho. Parece que os órgãos políticos que podiam mudar a nossa situação se querem esquecer de nós. Não fomos recebidos no Governo Civil de Santarém e, na Assembleia da República, nem a Comissão Parlamentar de Trabalho nos ouviu. Só com muito esforço, e talvez devido à presença em peso da comunicação social, conseguimos ser atendidos por um assessor do primeiro-ministro”.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.