1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)
Fidel Castro

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Reflexões do companheiro Fidel

Mensagem de Fidel Castro ao presidente Maduro

Fidel Castro - Publicado: Terça, 17 Março 2015 19:46

Honrado Senhor Presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro:


Como a imprensa publicou, amanhã, terça-feira, 17 de março, haverá em Caracas a Cúpula da Alba para analisar a insólita política do governo dos Estados Unidos contra a Venezuela e a Alba.

A ideia de criar essa organização foi do próprio Chávez, com o desejo de compartilhar com seus irmãos caribenhos os enormes recursos econômicos com os quais a natureza dotou sua Pátria de nascimento, mas seus benefícios tinham ido parar nas mãos de poderosas empresas norte-americanas e alguns poucos milionários venezuelanos.

A corrupção e o desperdício foram o estímulo fundamental da primeira oligarquia de tendência fascista, viciada em violência e crime. Tão intolerável para o povo heroico da Venezuela é a violência e o crime cometidos contra ele, que não podem ser esquecidos, [o povo] jamais admitirá um retorno ao passado vergonhoso da época pré-revolucionária que deu origem ao saque de mercados e o assassinato de milhares de pessoas, cifra que hoje ninguém pode garantir.

Simón Bolívar se entregou de cheio à colossal tarefa de libertar o continente. Mais da metade do melhor de seu povo lutou e morreu em longos anos de luta ininterrupta. Com menos de 1% da superfície do planeta, possui as maiores reservas de hidrocarbonetos do mundo. Durante um século completo, foi obrigada a produzir todo o combustível que as potências europeias e os Estados Unidos precisavam. Ainda que hoje os hidrocarbonetos, formados em milhões de anos, serão consumidos em menos de um século e os seres humanos, que hoje atingimos os 7,2 bilhões, em mais cem anos se duplicarão e em duzentos somarão vinte e um bilhões; só os prodígios da mais avançada tecnologia talvez permitiriam a sobrevivência da espécie humana um pouco mais de tempo.

Por que não se utilizam os fabulosos meios de divulgação para informar e educar sobre estas realidades, em vez de promover enganos, que cada pessoa em sua sã consciência deveria saber? Uma Cúpula da Alba não pode acontecer sem considerar estas realidades que nos tocam tão de perto.

A República Bolivariana da Venezuela declarou de forma precisa que sempre esteve disposta a discutir e resolver de forma pacífica e civilizada com o governo dos Estados Unidos, mas nunca aceitará ameaças e imposições desse país.

Acrescento que pude observar a atitude, não só do povo heroico de Bolívar e Chávez, mas também uma circunstância especial: a disciplina exemplar e o espírito da Força Armada Nacional Bolivariana. Faça o que fizer, o imperialismo dos Estados Unidos não poderá jamais contar com elas para fazer o que fez durante tantos anos. Hoje, a Venezuela conta com os soldados e oficiais melhor equipados da América Latina.

Quando se reuniu com os oficiais recentemente, podia se apreciar que estavam prontos para dar até a última gota de seu sangue pela Pátria.

Um abraço fraternal para todos os venezuelanos, os povos da Alba, e para você.

Fidel Castro Ruz

Fonte: Prensa Latina


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.