1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)
Eva Golinger

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Em coluna

'Revolução Twitter' na Venezuela

Eva Golinger - Publicado: Sexta, 19 Fevereiro 2010 13:34

 

Goicochea e Clinton planificam a «Revolução Twitter» na Venezuela

Eva Golinger 

Durante os dias 15 e 16 de outubro de 2009, a Cidade de México é a sede da segunda Cimeira da Aliança de Movimentos Juvenis (“AYM” por suas siglas em inglês). 


Patrocinado pelo Departamento de Estado, o evento conta com uma oradora de luxo –via Internet- a Secretária de Estado Hillary Clinton. Adicionalmente, há vários “delegados” convidados pela diplomacia estadounidense, incluídos personagens vinculados com movimentos de desestabilização na América Latina. Os nomes que figuram na lista de participantes incluem aos venezuelanos Yon Goicochea (Primeiro Justiça), o dirigente da organização Venezuela de Primeira (grupo fundado por Goicochea), Rafael Delgado, e a ex dirigente estudiantil Geraldine Álvarez, agora membro da Fundação Futuro Presente, organização criada por Yon Goicochea com financiamento do Instituto Provo dos Estados Unidos. Também assistem Marc Wachtenheim de Cuba Development Initiative (projecto financiado pelo Departamento de Estado e a USAID através da Fundação do Desenvolvimento Panamericana “PADF”), Maryra Cedeño Proaño, da Corporação Foro da Juventude Guayaquil, entidade equatoriana financiada pela USAID, e Eduardo Ávila de Vozes Bolivianas, organização promovida pela embaixada dos Estados Unidos em Bolívia com financiamento da USAID. São 43 delegados ao todo, de países de todo o globo, de Sri Lanka, a Índia, Canadá, Reino Unido, Colômbia, Peru, Brasil, Líbano, Arábia Saudita, Jamaica, Irlanda, Turquia, Moldávia, Malásia, Estados Unidos e México.  

Os panelistas e patrocinadores são uma estranha mistura de representantes das novas tecnologias e servidores públicos das agências de Washington, especialistas na subversão e desestabilização de governos não subordinados a sua agenda. Oradores de Freedom House, o Instituto Republicano Internacional (IRI), o Departamento de Estado e o Banco Mundial figuram na agenda da cimeira, junto com jovens criadores de tecnologias como Twitter, Facebook, Google, Gene Next, Meetup e Youtube. Os únicos meios tradicionais convidados ao evento pelo Departamento de Estado são CNN em Espanhol e CNN em inglês, dado curioso que evidência sua estreita relação. 

Sem dúvida, esta união entre as agências de Washington, as novas tecnologias e os jovens dirigentes políticos seleccionados pelo Departamento de Estado, é uma receita para uma nova estratégia de “mudar regimes”. Ademais, este evento reafirma o apoio político e financeiro ao movimento estudiantil da oposição em Venezuela por parte dos Estados Unidos e coloca ante a opinião pública uma evidência irrefutable da siniestra aliança entre Washington e as novas tecnologias. 

Centro para a diplomacia digital 

Segundo sua própria definição, a AYM nasceu em 2008 devido ao aparecimento “…na cena mundial [de] uma série de quase desconhecidos, geralmente jovens [que] dominam as técnicas mais recentes e têm feito coisas espantosas. Têm causado grandes transformações no mundo real em países como Colômbia, Irão e Moldávia, valendo dessas técnicas para mover à juventude. E isto tem sido só o começo.” 

As agências de Washington não podiam desaprovechar um atraente palco onde os jovens, já adictos às novas tecnologias como Internet, Facebook, Twitter e MySpace, entre outras, que poderiam se converter em dirigentes e promotores de movimentos sociais ao serviço dos interesses imperiais. Mas tinha um problema, segundo os fundadores da AYM. “Estes movimentos do século XXI constituem o porvenir da sociedade civil mas ainda não se dispõe de mecanismos para ajudar, capacitar e potenciar a estes dirigentes que em lugar de escritórios têm direcções electrónicas. Também não existe uma entidade que capacite às associações e aos movimentos já conhecidos do século XX no uso eficaz dos instrumentos e meios do século XXI para o lucro de seus objectivos.” 

Seus objectivos? Ou os objectivos de Washington? 

Uma das primeiras operações exitosas da Agência Central de Inteligência (CIA) nos anos cinquenta e sessenta foi a criação do Congresso pela Liberdade da Cultura na Europa para impregnar e utilizar os espaços de arte, as universidades, os intelectuais e os movimentos sociais para neutralizar a expansão do comunismo. O uso da cultura para promover a agenda imperial não terminou após a Guerra Fria. Enquanto cresce o vício à tecnologia, este eficaz mecanismo está a ser refinado e aplicado. Novas tecnologias como Facebook e Twitter, desenvolvidas com financiamento de empresas da CIA como In-Q-Tel, especialista na “minería de data”, hoje em dia funcionam como redes para recrutar e captar agentes” dispostos a promover os interesses imperiais. O uso potencial destas tecnologias para promover operações psicológicas e propaganda é ilimitado. Sua força é a rapidez da diseminação das mensagens e sua cobertura mundial. 

Só fazia falta desenhar a estratégia que permitiria atingir esse potencial. 

A campanha de Obama como “modelo” 

“A Aliança de Movimentos Juvenis (AYM) é a resposta a essa necessidade. Começou com uma reunião cimeira em dezembro de 2008, na qual o Departamento de Estado se associou com MTV, Google, YouTube, Facebook, Howcast, AT&T, JetBlue, GenNext, Access360Média e a Faculdade de Direito de Columbia University para reconhecer e convocar aos movimentos do século XXI e dialogar com eles por Internet pela primeira vez na história”. 

Durante a primeira cimeira da AYM, participaram membros da organização opositora venezuelana Soma-te (financiada pela NED e USAID), e os criadores colombianos das marchas “Não mais Chávez” e “Um milhão de vozes contra as FARC”. Os principais panelistas eram três assessores da campanha de Barack Obama para a presidência, incluídos Joe Rospars, director de Novos Meios da campanha, Scott Goldstein, director em linha de Obama para a América, e Sam Graham-Felson, director de blogging para a campanha Obama 2008. Também participaram Sherif Mansour, de Freedom House, Shaarik Zafar, assessor do Departamento de Segurança Interior dos Estados Unidos (Homeland Security) e oito altos servidores públicos do Departamento de Estado, junto a representantes de diferentes multinacionais da comunicação e as novas tecnologias. 

Os criadores da exitosa campanha “súper-tecnológica” de Obama juntaram-se com as agências de Washington para desenhar a estratégia perfeita. Combinaram duas forças inovadoras na política -a juventude e as novas tecnologias-. Era uma combinação capaz de conseguir o que durante vários anos lhe tinham dificultado à CIA: a mudança de regime em países não subordinados aos interesses dos Estados Unidos, sem que aparecesse a mão de Washington. 

O movimento estudiantil “mãos brancas”, em Venezuela, financiado e formado pelas agências estadounidenses, os protestos anticomunistas na Moldávia, as manifestações contra o governo iraniano e os últimos protestos virtuais contra o Presidente Chávez são exemplos desta nova estratégia. As novas tecnologias –Twitter, Facebook, YouTube e outras– são as principais armas, e os meios tradicionais, como CNN e seus filiados, ajudam exagerar o impacto real destes movimentos promovendo matrices de opinião falsas e distorsionadas sobre sua importância e legitimidade. 

A Aliança de Movimentos Juvenis é outro capitulo mais dentro dos planos de desestabilização contra países soberanos antiimperialistas que recusam a dominação imperial. A dupla moral de Washington reafirma este facto. Enquanto o Departamento de Estado promove, financia e patrocina a formação de jovens de outros países no uso das novas tecnologias para desestabilizar seus governos, o uso de Twitter e Facebook para convocar protestos contra as políticas de Washington dentro dos Estados Unidos se criminaliza. Assim se demonstrou faz três semanas quando dois cidadãos estadounidenses foram presos por utilizar Twitter para informar aos manifestantes contra a cimeira G-20 em Pittsburgh sobre as acções repressivas da polícia. 

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.