1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)
Eva Golinger

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Em coluna

Campanha de propaganda contra Cuba é financiada pelos EUA

Eva Golinger - Publicado: Sexta, 21 Mai 2010 02:00

Eva Golinger

USAID investe mais de $2.3 milhões em propaganda contra Cuba por Internet.


Documentos recentementes desclassificados sob a Lei de Acesso à Informação (FOIA, por suas siglas em inglês), evidencian que a USAID investiu mais de $2.3milhões de dólares para espalhar propaganda suja contra Cuba e financiar jornalistas dentro da ilha desde o ano 1999.

Os documentos, que incluem contratos originais entre a USAID e a organização CubaNet, demonstram um padrão de financiamento que aumentava e se intensificava a cada ano em seu esforço de promover informação distorcida sobre Cuba - tudo com a intenção de provocar uma "transição à democracia", ouuma "mudança de regime", na ilha caribenha.

Desde há cinquenta anos, Washington tem estado executando uma guerra suja contra Cuba. Uma componente dessa agressão tem sido o uso da mídia para manipular e distorcir a realidade cubana ante a opinião pública internacional, e ao mesmo tempo, infiltrar e espalhar informação falsa dentro de Cuba.

Depois dos falhanços de Rádio e TVMartí, os quais ainda existem e recebem contributos financeiros de Washington, apesar de sua inutilidade, um novo campo de agressão contra Cuba foi estabelecido através da Internet. Em 1994, CubaNet estabeleceu-se como um dos primeiros sites feitos para espalhar propaganda contra a Revolução Cubana na Internet. Baseada em Miami, CubaNet utiliza o dinheiro da USAID e a National Endowment for Democracy (NED) - da qual também recebe contributos multimilionários, para financiar "jornalistas" dentro de Cuba, e promover a campanha mediática internacional contra o Governo cubano.

Embora não seja secreto que a CubaNetrecebe financiamento e diretrizes das agências de Washington, os documentos recentementes desclassificados da USAID demonstram a estreita relação de controle que a agência estadunidense mantém sobre a organização propagandística.

Quando foi realizado o contrato entre a USAID e a CubaNet no 1999, a quantidade de dinheiro inicial com que Washington contribuiria para o esforço de propaganda via Internet foi 98 mil dólares. O dinheiro estava destinado a "apoiar umprograma para a expansão de um lugar na Internet para jornalistas independentes dentro de Cuba". O contrato era de um ano, com a possibilidade de extensão para o tempo necessário para executar o programa. O encarregado do programa da USAID era David Mutchler, Assessor Principal da USAID para Cuba.

O contrato requeria um relatório sobreo progresso da execução do programa a cada três meses, entregado àUSAID, e um relatório anual, que detalhava todo o trabalho realizadodurante o período anterior.

USAID É CHEFE

Na cláusula 1.6 do contrato entre aUSAID e CubaNet, titulado "Entendimentos de Participação Substancial", evidencia-se o controle mantido pela agência estadunidense sobre a organização de Miami. "Entende-se e lembra-se que a USAID manterá uma participação substancial durante a execução deste Acordo de Cooperação da seguinte maneira: Pessoal chave: O Assessor Principal da USAID para Cuba aprovaria antecipadamente a seleção de qualquer pessoal chave e seusalternos. Planos de Monitoragem e Avaliação: O Assessor Principal da USAID para Cuba aprovaria os planos para avaliar e monitorar oprogresso dos objetivos do programa durante o transcurso do Acordo de Cooperação".

Basicamente, o servidor público daUSAID é quem decide quem trabalhará no projeto da CubaNet, qualserá seu plano de trabalho, e como avaliará seu progresso; poroutras palavras, é o chefe da CubaNet.

VIOLANDO AS LEIS DOS EUA

Nos documentos que modificam o contrato original, que são 11 documentos dos anos 2000 a 2007, se demonstra oaumento do financiamento anual do projeto CubaNet e revelam outros dados sobre a natureza do programa. Num documento do 19 de abril de 2005, autorizaram o envio de "fundos privados" a Cuba que nãoproviam da USAID ou de outra agência estadunidense, para "avançar com os objectivos do Acordo". Devido às restrições que mantém o Departamento do Tesouro de Washington sobre o envio de dólares estadunidenses a Cuba, segundo o documento da USAID, os "fundos privados" esconderiam-se dentro da autorização que já tinha a agência estadunidense para financiar o programa CubaNet.

O mesmo documento também revela que aCubaNet não só realiza seu trabalho dentro de Cuba, senão que também "continua publicando reportagens... e promovendo seue spalhamento nos meios em massa em Estados Unidos e na imprensainternacional. Está proibido por lei em Estados Unidos espalhar propaganda financiada pelo governo estadunidense e utilizá-la como "informação" nos meios de comunicação. Não obstante, odocumento desclassificado evidencia que a USAID está em plena violação dessa lei.

MAIS E MAIS DÓLARES

Os documentos evidencian também que anualmente, a USAID aumentava o seu financiamento à CubaNet, para continuar com os seus esforços de espalhar propaganda contra Cuba. Aqui estão as quantidades:

Ano 1999: $98 mil dólares

Ano 2000: $245 mil dólares

Ano 2001: $260 mil dólares

Ano 2002: $230 mil dólares

Ano 2003: $500 mil dólares

Ano 2005: $330 mil dólares

Ano 2006: $300 mil dólares

Ano 2007: $360 mil dólares

Total = $2.323 milhões de dólares

A campanha de agressão contra Cuba está mais intensa hoje do que nunca, e neste ano 2010, a USAID maneja um orçamento a mais de $20 milhões de dólares para financiar grupos dentro e fora de Cuba que promovem a agenda de Washington. A CubaNet segue sendo um dos principais atores na guerra suja contra Cuba.

Alguns dos documentos desclassificados estão disponíveis aqui:

Contrato original entre aUSAID-CubaNet:

http://centrodealerta.org/documentos_desclasificados/usaid_contract-_cubanet_199.pdf

Modificação do Contrato USAID-CubaNet, ano 2005:

http://centrodealerta.org/documentos_desclasificados/usaid-cubanet_modification_.pdf

Modificação do Contrato USAID-CubaNet, ano 2007:

http://centrodealerta.org/documentos_desclasificados/usaid-cubanet_2007_addendum.pdf


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.