1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (3 Votos)
Laura Bugalho

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Em coluna

Mate Amargo

Laura Bugalho - Publicado: Segunda, 05 Março 2012 01:00

Laura Bugalho

O verdadeiro heroismo consiste em converter os sonhos em realidades e as ideias em factos. A.D.Castelao


Nas últimas duas décadas achegaram-se à nossa terra uns milheiros de pessoas, Companheiras e Companheiros com as/os que a meirande parte coincidimos e partilhamos nesta existência da nossa Classe Operária Galega.

As achegas que tragam de realidades e praxes diversas, de insucessos e de sucessos da esquerda operária foram, em muitos casos, alegatos ignorados em alta percentagem pelas direcções sociais e políticas da nossa Nação por construir.

Vinham com bagagens, cada quem a sua, de vivências dos seus povos, de luta sindical e política contra as fauces dos que esmagavam as suas vidas. Assinalavam ao FMI, aos oligarquias internacionais, ao tio Sam omnipresente como os grandes depravados e depravadores das suas terras.

Sinalar que a frase mais comentada foi: há algo aqui que me recorda alá.

Não fizemos muito caso. Talvez pensemos que nós, longe de ter o direito a decidir sobre nós mesmas e mesmos que íamos fazer? Pode ser, talvez pensemos: onde estavam? Estavam ao rentes nosso, trabalhando nos bares, nas casas, nas empresas que agora fecham ou, mercé da nova Reforma Laboral, despedem com gratuidade e ligeireza.

Empurradas a trabalhar, sem mas miramentos, pela cotação por causa de não perder a sua Autorização de Residência a Trabalho e umas farangulhas de pão.

A responsável sem dúvida é a lei xenófoba de Extrangeiria.

Esta Lei ainda vigente, que mudará a pior ao abrigo da direita governante, obriga para obter essa manu militari, a arrumar um contrato de trabalho a jornada completa e duração de um ano.

As Companheiras e Companheiros imigrantes perguntam-se onde existe essa realidade pintada no texto legal? Talvez haja que grafitear os muros das nossas vilas pois a falência deste contrato é inegável.

E agora, após tentar que o seu sonho se covertesse em realidade, e após ver que a realidade é teimosa, e após obter a negação da sua são expulsas novamente.

Refazem as suas malas, roupas e utensilios que ansiavam gastar e envelhecer na nossa/ sua terra, e sentem-se exilados.

Não é jogo de palavras manidas, são realidades suspensas e mancadas pela legislação de estrangeiria e pelas reformas e, sobretudo, pela Reforma Laboral.

Sinto que estive com heroinas e heróes, com Companheiras e Companheiros heroicos como foi a nossa emigração.

Sinto que mais uma vez ser soberanista internacionalista faz verbo de acolher em casa própria e verbo de saber que a luta que alá, ao longe, empreendam esta minha gente será sentida como própria.

As ideias foram factos, a realidade destrui e desfolou as ancoragens decididas de saber-se e sentir-se galegas e galegos.

Por elas e por eles dobremos o nosso compromisso de mobilizar-nos, de lume e campasso a arrebato.

A anguria de saber-me longe delas e deles, traduz-se em carragem e decidida luta.

Vai por todas e todos vós, Companheiras e Companheiros, este novo mate amargo!!!


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.