1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)
Fidel Castro

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Reflexões do companheiro Fidel

A irmandade entre a República Bolivariana e Cuba

Fidel Castro - Publicado: Segunda, 19 Abril 2010 00:00

Fidel Castro

Tive o privilégio de conversar durante três horas na passada quinta-feira 15 com o Presidente da República Bolivariana de Venezuela Hugo Chávez, quem teve a gentileza de visitar uma vez mais nosso país, procedente desta vez da Nicarágua. 


Poucas vezes na vida, talvez nunca, conheci a uma pessoa que foi capaz de dirigir uma Revolução verdadeira e profunda durante mais de 10 anos;  sem um sozinho dia de descanso, num território de menos de um milhão de quilómetros quadrados, nesta região do mundo colonizada pela península Ibéria, que durante 300 anos dominou sobre uma superfície 20 vezes superior, de imensas riquezas, onde impuseram suas crenças, sua língua e sua cultura. Não poder-se-ia escrever hoje a história de nossa espécie no planeta ignorando o ocorrido neste hemisfério. 

Bolívar, por sua vez, não lutou só pela Venezuela. As águas e as terras eram então mais puras; as espécies variadas e abundantes; a energia contida no seu gás e no seu petróleo, desconhecida.  Duzentos anos atrás, ao iniciar-se a luta pela independência na Venezuela, não o fazia só pela  independência nesse país, fazia-o pela de todos os povos do continente ainda colonizados.

Sonhou Bolívar criar a maior República que tenha existido e cuja capital seria o istmo de Panamá.

Na sua insuperável grandeza, O Libertador, com verdadeiro génio revolucionário, foi capaz de pressagiar que os Estados Unidos -limitado originalmente ao território das 13 colónias inglesas- parecia destinado a semear de miséria na América em nome da liberdade.

Um factor que contribuiu para a luta de América Latina pela independência foi a invasão de Espanha por Napoleão, quem com as suas desmedidas ambições contribuiu para criar as condições propícias para o início das lutas pela independência do nosso continente. A história da humanidade é sinuosa e cheia de contradições; por sua vez, torna-se cada vez mais complexa e difícil.

O nosso país fala com a autoridade moral de uma pequena nação que resistiu mais de meio século de brutal repressão por parte desse império previsto por Bolívar, o mais poderoso que existiu jamais. A imensa hipocrisia da sua política e o seu desprezo pelos outros povos conduziram-no a situações muito graves e perigosas. Entre outras consequências estão as provas diárias de covardia e cinismo, convertidas em práticas quotidianas da política internacional, já que a imensa maioria das pessoas honestas da Terra não têm possibilidade alguma de dar a conhecer as suas opiniões, nem de receber informações fidedignas.

A política de princípios e a honestidade com que sempre expôs a Revolução Cubana acertos e erros -e de modo especial determinadas normas de conduta nunca violadas ao longo a mais de 50 anos, como a de não torturar jamais um cidadão- não conhece excepção alguma. Da mesma forma, nunca cedeu nem cederá ante a chantagem e o terror mediático. São factos históricos mais que demonstrados. Trata-se de um tema sobre o que poderia argumentar-se largamente; hoje simplesmente assinalamo-lo para explicar por que a nossa amizade e a nossa admiração pelo Presidente bolivariano Hugo Chávez, um tema sobre o qual poderia estender-me consideravelmente. Basta citar nesta ocasião alguns elementos para explicar por que afirmei que constitui um privilégio conversar horas com ele.

Não tinha nascido ainda quando o ataque ao Quartel Moncada a 26 de julho de 1953. Tinha menos de cinco anos quando o triunfo da Revolução o Primeiro de Janeiro de 1959. Conheci-o em 1994, 35 anos depois, quando já tinha cumprido 40 anos. Pude observar desde então o seu desenvolvimento revolucionário durante quase 16 anos. Dotado de excepcional talento, e leitor insaciável, posso dar testemunho da sua capacidade para desenvolver e aprofundar as ideias revolucionárias. Como em todo ser humano, o acaso e as circunstâncias desempenharam um papel decisivo no avanço de suas ideias. É notável a sua capacidade de recordar qualquer conceito e repeti-lo com incrível precisão muito tempo depois. É um verdadeiro mestre no desenvolvimento e divulgação das ideias revolucionárias. Possui o domínio das mesmas e a arte de as transmitir com espantosa eloquência. É absolutamente honesto e sensível em relação às pessoas, sumamente generoso por natureza. Não precisa de elogios e costuma em troca prodigalizá-los generosamente. Quando não estou de acordo com algum dos seus pontos de vista ou qualquer decisão sua, simplesmente transmito-lho com sinceridade, no momento adequado e com o devido respeito para a nossa amizade. Ao fazê-lo, tomo sobretudo em conta que é hoje a pessoa com quem mais preocupa o império, pela capacidade dele para influir nas massas e pelos imensos recursos naturais de um país que saquearam sem piedade, e a pessoa que com todo o rigor golpeiam e tencionam restar autoridade. Tanto o império como os mercenários a seu serviço, intoxicados pelas mentiras e o consumismo, correm uma vez mais o risco de subestimar a ele e o seu heróico povo, mas não tenho a menor dúvida que mais uma vez receberão uma lição inesquecível. Mais de meio século de luta indica-mo com toda a clareza.

Chávez leva a dialéctica dentro dele. Nunca, em nenhuma época, nenhum governo fez tanto por seu povo em tão breve tempo. Compraze-me de modo especial transmitir-lhe a seu povo uma calorosa felicitação ao comemorar o 200 Aniversário do início da luta pela independência da Venezuela e da América Latina. Quis a casualidade que no dia 19 de abril se comemore também a vitória da Revolução contra o imperialismo em Girón, faz exactamente 49 anos. Desejamos compartilhar essa vitória com a Pátria de Bolívar.

Compraze-me saudar igualmente todos os irmãos do ALBA.

Fonte: Cubadebate. Tradução do Diário Liberdade.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.